Mais um golpe usando o nome da Receita Federal tem circulado por aí. Dessa vez, os fraudadores enviam cartas intituladas "Intimação para regularização de dados cadastrais" à casa das possíveis vítimas.
O documento tem o logotipo e o nome da Receita Federal e direciona o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à instituição. Ou seja, as correspondências são falsas e não têm nenhuma ligação com a Receita.
O objetivo do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários das pessoas: ao inserirem suas informações na página falsa, as vítimas acabam revelando seus dados para os criminosos.
O que fazer se receber uma carta dessas?
A resposta é: ignore e não acesse o site mencionado. Jamais acesse um endereço de site enviado para você, pois ele pode ser fácil. Na dúvida, é sempre melhor jogar o nome da Receita Federal no buscador do seu computador para garantir que está entrando no site certo.
Se você precisar realizar alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar a página oficial da Receita Federal. O serviço está disponível no e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais.
Caso desconfie da veracidade da correspondência, compareça a uma unidade de atendimento da Receita Federal pessoalmente, ou denuncie à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda pela internet, clicando aqui.
Leia também:
Receita Federal inicia arrecadação com Pix
Golpe do empréstimo: Receita Federal alerta sobre nova fraude
Clique aqui e veja como se proteger de outros golpes.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.