Pular navegação

É golpe: Receita Federal faz alerta sobre mais uma fraude por correspondência

Uma intimação falsa em nome da instituição está sendo enviada pelos golpistas através dos Correios e pede a atualização de dados cadastrais. Não caia nessa!

Imagem de vários envelopes clarinhos juntos. Foto: Diana Akhmetianova

Mais um golpe usando o nome da Receita Federal tem circulado por aí. Dessa vez, os fraudadores enviam cartas intituladas "Intimação para regularização de dados cadastrais" à casa das possíveis vítimas.

O documento tem o logotipo e o nome da Receita Federal e direciona o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à instituição. Ou seja, as correspondências são falsas e não têm nenhuma ligação com a Receita.

O objetivo do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários das pessoas: ao inserirem suas informações na página falsa, as vítimas acabam revelando seus dados para os criminosos.

O que fazer se receber uma carta dessas?

A resposta é: ignore e não acesse o site mencionado. Jamais acesse um endereço de site enviado para você, pois ele pode ser fácil. Na dúvida, é sempre melhor jogar o nome da Receita Federal no buscador do seu computador para garantir que está entrando no site certo.

Se você precisar realizar alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar a página oficial da Receita Federal. O serviço está disponível no  e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais. 

Caso desconfie da veracidade da correspondência, compareça a uma unidade de atendimento da Receita Federal pessoalmente, ou denuncie à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda pela internet, clicando aqui.

Leia também:

Receita Federal inicia arrecadação com Pix

Golpe do empréstimo: Receita Federal alerta sobre nova fraude

Clique aqui e veja como se proteger de outros golpes.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.