Pular navegação

Cristina Junqueira indica 10 livros que leu antes de fundar o Nubank

No Dia Internacional do Livro 2019, a cofundadora do Nubank revela os dez títulos que leu antes de fundar a empresa e que foram fonte de inspiração.
Imagem padrão

O Nubank foi fundado em maio de 2013 pelo colombiano David Vélez, o americano Edward Wible e a brasileira Cristina Junqueira.

Nós começamos em São Paulo como uma pequena startup focada em devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Hoje, temos mais de 7 milhões de clientes e somos a principal – e mais inovadora – Fintech da América Latina.

Uma curiosidade pouco conhecida sobre a fundação do Nubank é que Cristina Junqueira escolheu alguns livros essenciais para ler dois meses antes de abrir a empresa.

Abaixo, nós listamos os dez títulos que inspiraram nossa cofundadora nessa jornada. Eles podem inspirar outros empreendedores – e, por que não, todos que queiram entender o que está por trás da cultura do Nubank.

Confira quais são eles:

“Blink – A decisão num piscar de olhos”, de Malcolm Gladwell

Por que tomamos certas decisões e, nem sempre, elas são as melhores? Quando seguir ou não nossa intuição? Essas são algumas das perguntas que o autor best-seller responde, baseado em dados e pesquisas científicas.

“Fora de série – Outliers”, de Malcolm Gladwell

Dos Beatles a campeões de matemática: o que pessoas com grandes conquistas têm de  diferente do restante da população? Segundo o autor, nos preocupamos demais em entender o que elas têm em comum hoje e esquecemos de olhar para a sua história. A obra explora como o lugar de onde viemos, nossa família, educação e cultura têm um papel fundamental no sucesso.

“Execução: A disciplina para atingir resultados”, de Larry Bossidy

Não importa se você comanda uma empresa ou ainda está em suas primeiras experiências profissionais: existe uma maneira de realizar o melhor trabalho possível e entregar resultados. Larry Bossidy, famoso CEO nos Estados Unidos, fala sobre ela e ensina a aplicá-la.

“Quem é promovido, quem não é e por quê”, de Donald Asher

Donald Asher é um famoso consultor de carreira. Ele defende no título que nem sempre dedicação, competência e resultados são suficientes na hora de crescer profissionalmente. O livro fala sobre estratégias para lidar com a frustração, encontrar oportunidades e ser bem-sucedido.  

“Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança”, de Patrick Leoncini

Olivro revela que todas as equipes, até mesmo as melhores e mais completas, sofrem de cinco disfunções e nem sempre conseguem superá-las. Leoncini, o autor, descreve qual modelo pode ser usado para ultrapassar esses desafios.

“Careerealism: The Smart Approach to a Satisfying Career”, de J. T. O’Donnell

Por que tantas pessoas são infelizes no seu trabalho e como fazer dele algo prazeroso, satisfatório e que te motive? Essa é a principal questão que a autora responde em seu primeiro livro, definindo o que é sucesso profissional e guiando os leitores até ele.

“Grandes Decisões Sobre Pessoas”, de Claudio Fernández-Aráoz

As empresas precisam focar seus esforços em contratações – mas poucas pessoas realmente dedicam tempo para essa parte tão importante da construção de um negócio. Encontrar talentos, trazê-los para o time e manter essas pessoas engajadas é uma habilidade essencial – e o livro traz conceitos e ferramentas práticas para ajudar em todas essas etapas.

“De que cor é o seu Pára-Quedas?”, de Richard N. Bolles

O livro é um clássico e best-seller há quase 30 anos. Em edições sempre atualizadas, ele traz dicas e lições sobre como se preparar e o que é preciso levar em conta para encontrar um emprego, trocar de cargo e até mesmo mudar de carreira.

“Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, de Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg ocupa um dos mais altos cargos de liderança do Facebook. No livro, ela usa exemplos pessoais de acertos e erros na carreira, além de dados sobre o mercado de trabalho para encorajar as mulheres a buscarem seus objetivos profissionais.

“Como avaliar a sua vida”, de Clayton M. Christensen

Esta é mais uma obra do autor de best-sellers Clayton M. Christensen. O livro usa exemplos de grandes empresas para provocar reflexões sobre carreira, relações pessoais e felicidade. A grande pergunta é: afinal, qual é a medida do sucesso?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.