Pular navegação

Como fazer amortização do FGTS pelo celular

É possível usar o dinheiro do fundo de garantia para reduzir o valor da parcela ou o prazo do financiamento habitacional direto pelo celular. Veja como.
Imagem padrão

Quem tem um financiamento no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) pode usar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para reduzir o valor da parcela ou o prazo do empréstimo através do aplicativo Habitação Caixa, instalado no celular. 

Além de amortizar (termo utilizado para abater) o saldo devedor, a pessoa pode quitar totalmente o débito, caso tenha saldo suficiente em sua conta do FGTS.

A amortização também está disponível pelo telefone 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0505 (demais cidades). Basta escolher a opção 7. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Quando pedir a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais?

O cliente pode pedir a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes desejar. Porém, é preciso esperar pelo menos dois anos para repetir essa operação no mesmo financiamento.

Se for um casal que assinou o financiamento, a contagem de tempo é separada para o titular e a outra pessoa que também firmou o contrato. Por exemplo: se o titular usou o FGTS para reduzir o valor das parcelas em um período menor que dois anos, o coobrigado pode usar o saldo de suas contas no fundo para nova amortização ou liquidação.

Como fazer a amortização do FGTS pelo celular

Utilizar o serviço no celular é simples: 

  1. Baixe o app Habitação Caixa na loja de aplicativos do seu celular;
  2. Digite seu CPF ou e-mail, senha e clique em entrar;
  3. Se ainda não possui senha do Login Caixa, toque na opção Novo Usuário e realize o cadastro;
  4. Responda às 3 perguntas e selecione as opções referentes a um contrato vinculado ao seu CPF.

Uso do FGTS

O FGTS também pode ser usado para amortizar o saldo devedor de autofinanciamentos com as cooperativas habitacionais e o Sistema de Consórcio (SCONS), além de programas governamentais destinados à moradia própria do trabalhador, em âmbito federal, estadual ou municipal.

Como consultar o saldo do FGTS

O acesso ao saldo nas suas contas do FGTS pode ser feito no app ou pelo site.

Pelo site:

O usuário deve digitar o número do CPF, do Número de Inscrição Social (NIS) ou o e-mail cadastrado e também a senha. Se nunca tiver acessado a página, o trabalhador pode cadastrar uma senha, mas precisará informar o número do título de eleitor.

Pelo app:

  1. Abra o aplicativo do FGTS instalado no seu celular e clique na opção “Para o trabalhador”;
  2. Digite seu NIS e a senha cadastrada. Se necessário, confirme o seu endereço;
  3. Você poderá ver o saldo do FGTS na tela inicial do aplicativo ou usar a opção de “Extrato”, que fica no menu principal.

Serviços disponíveis pelo app Habitação Caixa

Além de solicitar a amortização do financiamento, pelo aplicativo é possível:

- Fazer a simulação e utilização do FGTS para liquidação, amortização e pagamento de parte da prestação;

- Alterar a data de vencimento das parcelas;

- Consultar os demonstrativos legais vinculados ao seu contrato;

- Verificar o valor atualizado para liquidação e emissão de boleto ou cópia do código de barras para liquidação antecipada com recursos próprios;

- Acompanhar a evolução do financiamento do imóvel em fase de obra;

- Incluir ou atualizar os dados da conta da Caixa para débito em conta;

- Fazer a simulação e emissão de boleto de amortização com recursos próprios;

- Consultar as prestações em aberto e emissão de boleto ou cópia do código de barras.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.