Pular navegação

Cartão de crédito no exterior: quando ele facilita a sua vida

Mesmo que você prefira outro método para gastar na viagem, há situações em que ter um cartão de crédito simplifica o roteiro.

Cartão de crédito viagem exterior: fundo preto com retângulos roxos em posição diagonal. Na frente, duas malas de rodinha em formato de cartão de crédito com uma mochila em cima.
Usar cartão de crédito no exterior tem seus prós e contras (a gente explica eles aqui), mas, mesmo que você escolha viajar com dinheiro ou cartão pré-pago, ele pode ser importante (e, às vezes, até obrigatório). Veja 5 situações de viagem em que vale a pena ter o cartão de crédito na manga:

1. Alugar carro no exterior

Se você pretende alugar um carro na sua viagem, é melhor ficar de olho: na maioria das locadoras, o cartão de crédito é obrigatório – e, muitas vezes, precisa ser no nome do motorista principal. Isso acontece mesmo para quem pagou a locação com antecedência, ainda no Brasil. As empresas exigem isso como protocolo de segurança: um valor do seu limite (que varia de acordo com o modelo do veículo) fica bloqueado até a devolução; se o carro estiver nas mesmas condições em que foi retirado, o dinheiro é desbloqueado. Dá para contornar? Até dá, mas não sem suas desvantagens. Algumas locadoras aceitam cartões de débito, pré-pagos ou até mesmo dinheiro vivo. Mas encontrá-las demandará mais pesquisa, um processo mais burocrático e, muitas vezes, preços mais altos pela falta de concorrência. Além disso, se for usar algum desses outros métodos, planeje-se para não depender desse dinheiro no resto da viagem, já que ele ficará “preso” como garantia.

2. Abastecer o carro no exterior

Quem anda de carro em outros países (especialmente na Europa, América do Norte e Oceania) está sujeito a se deparar com postos de gasolina no estilo pay-at-the-pump, sem funcionários. Esse sistema exige, na maior parte das vezes, que você tenha um cartão de crédito ou débito antes de liberar a bomba para abastecer – quem só tiver dinheiro terá que procurar um posto com caixa. Novamente, a diferença entre os cartões é o modelo de cobrança. A bomba costuma marcar automaticamente o valor de um tanque cheio e só depois estornar de acordo com quanto foi efetivamente gasto. No caso do crédito, quem fica bloqueado por um tempinho (pode ser algumas horas ou alguns dias) é o limite; se for débito ou pré-pago, é o dinheiro que você tem separado para a viagem.

3. Usar aplicativos de mobilidade no exterior

Pagar apps de transporte com dinheiro vivo virou uma prática relativamente comum no Brasil, mas esse não é o caso em vários países. Via de regra, na Europa e nos Estados Unidos só é possível utilizá-los com cartão de crédito ou outros métodos eletrônicos. O mesmo se aplica a aplicativos de bicicletas e patinetes elétricos. Dica: quem usa o Rewards pode aproveitar para eliminar gastos com vários aplicativos durante a viagem (saiba como aqui).

4. Comprar passagens de trem no exterior

Neste caso, a vantagem do cartão de crédito é financeira. Sim, você pode adquirir passagens de trem na Europa na própria estação e pagar em dinheiro, mas vai perder qualquer chance de desconto. Quem compra nos sites das companhias com antecedência (três meses antes da viagem é um tempo bom) pode conseguir tickets por menos da metade da tarifa cheia – com esse tipo de economia, vale a pena pagar o IOF.

5. Pagar hospedagem no exterior

Esta é mais uma situação relacionada a bloqueio: na maioria dos hotéis, é preciso deixar um valor restringido no check-in como garantia de gastos ou danos. Então, assim como no caso dos carros, a diferença é ter este bloqueio sobre o limite (cartão de crédito) ou sobre o dinheiro (moeda em espécie ou cartão pré-pago). Como o check-out costuma ser nos últimos momentos da viagem, você acabará tendo que levar um valor alto de volta para casa em vez de gastá-lo – e ainda perder mais um pouquinho na casa de câmbio. Também vale lembrar que muitas redes aceitam apenas o cartão de crédito. No caso de sites de aluguel de casas e quartos, não há a opção de acertar nada em dinheiro vivo. Alguns países aceitam outras alternativas digitais de pagamento, mas em praticamente qualquer destino do mundo haverá a opção de usar o cartão de crédito (ou de débito, quando a função crédito estiver disponível) ou cartões pré-pagos. Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.