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Propaganda Nubank: conheça os bastidores da nossa campanha nacional de TV

Contamos um pouco do processo criativo por trás da primeira campanha de grande alcance do Nu – e desvendamos o mistério da baleia!

Propaganda Nubank bastidores: imagem aérea de uma baleia encalhada na praia e pessoas tentando resgatá-la. Imagem criada por computação gráfica e efeitos especiais.

Se você assistiu aos principais canais brasileiros de TV nos últimos dias, provavelmente deve ter visto a propaganda do Nubank – nossa primeira campanha em rede nacional de televisão que foi ao ar em setembro de 2021. Mas o filme passa tão rápido que é até difícil imaginar a quantidade de energia, esforço e dedicação (de tanta gente) para transformar essa ideia em realidade.

Para você conhecer mais sobre esse processo criativo, contamos neste post um pouco dos bastidores da nossa nova campanha. Aproveite e veja uma versão estendida do filme aqui abaixo.

https://youtu.be/Q4zyHqsdQTQ

Propaganda Nubank: da ideia à ação

Aqui no Nu, tudo o que a gente coloca na rua sempre tem um propósito muito forte. Desde produtos até campanhas de marketing, cada iniciativa é pensada com muito cuidado para garantir que estamos entregando a melhor experiência para as pessoas – mesmo que isso tome mais tempo.

E é claro que não seria diferente com a nossa primeira campanha nacional de televisão – um marco na nossa história.

O projeto começou lá em fevereiro de 2020. Na época, estávamos desenvolvendo a nova marca do Nu, lançada em maio de 2021 para refletir uma empresa mais madura, consolidada e ainda mais completa. E sabíamos que, para apresentar este novo momento, precisávamos de algo diferente.

Algo que refletisse nosso passado inconformado, mas que também apontasse para nosso futuro cada vez mais próximo das pessoas. Algo surpreendente.

Com isso, começamos a desenhar essa narrativa. E foram muitas idas e vindas até chegarmos na ideia de falar sobre as escolhas que fazemos hoje para construir o futuro que queremos – falar sobre retomar o controle sobre a própria vida, em vez de se sentir levado por ela.

Depois, foram mais de oito meses de trabalho e 24 ideias discutidas para chegar em um resultado do qual a gente se orgulhasse, uma campanha que refletisse as histórias de pessoas reais, mas que também inspirasse mudança. Uma campanha diferente do que a gente está acostumado a ver por aí.

Propaganda Nubank, a história de Lucas: fotografia em preto e branco de Lucas tocando saxofone com os olhos fechados. Ao fundo, outras pessoas tocam outros instrumentos musicais, como uma guitarra e um clarinete.
Lucas de Souza Silva, músico e saxofonista de 25 anos que aparece no nosso filme.

Bastidores da gravação do filme

Com a narrativa finalizada, chegou a hora de gravar. Ao todo, foram 35 cenas filmadas ao longo de sete dias – cada uma delas desenhada com muita atenção aos detalhes.

Nosso objetivo era mostrar o Brasil em sua essência, sem cair nos estereótipos e clichês. E quem nos ajudou a trazer essa visão à tona foi o diretor do filme, Fernando Nogari, especializado em retratar pessoas e histórias reais. 

Todas as cenas foram gravadas em Salvador, na Bahia. A música que acompanha o filme, uma versão de "Canto de Ossanha", de Baden Powell e Vinícius de Moraes, também foi escolhida com muito cuidado.

E por que preto e branco? Porque esse filme tem como foco as pessoas, suas histórias, seus sonhos e lutas. Sem cores, nossa atenção se volta para o que está sendo dito e mostrado – e é isso o que importa.

E a baleia? Aqui vai uma curiosidade

Se você ficou se perguntando como foi gravada a cena da baleia encalhada, saiba que é tudo computação. Usamos um grande pedaço de isopor para filmar as pessoas na água e, depois, inserimos a baleia digitalmente usando efeitos especiais.

Propaganda Nubank bastidores: imagem aérea de uma baleia encalhada na praia e pessoas tentando resgatá-la. Imagem criada por computação gráfica e efeitos especiais.
A baleia criada usando efeitos especiais.

A campanha do Nu segue rodando – e você também vai ver as fotos e peças digitais bastante por aí. A gente espera que, com ela, mais pessoas se sintam empoderadas a retomar o controle da sua vida financeira.

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