Pular navegação

“Posso ter Pix em mais de um banco?”

A resposta curta é sim. Mas vale entender que não é você que “tem” o Pix. Veja a explicação.

Notas dobradas como aviõezinhos de papel voando, com o verso roxo

O Pix funciona no Brasil desde novembro de 2020 e já se tornou um dos meios de pagamentos mais populares do país - foram quase 134 milhões de transações realizadas entre 1 e 25 de janeiro de 2021 (contra 113 milhões de TEDs e DOCs, somados).

Mas algumas dúvidas sobre ele ainda aparecem com certa frequência - entre elas, a pergunta “posso ter Pix em mais de um banco?”.

Para entender a resposta, é preciso saber, antes de tudo, que não é você que “tem” o Pix e sim, o banco ou fintech onde você tem conta.

Ou seja, você pode fazer Pix por qualquer instituição que o ofereça - e não tem um limite de instituições onde você possa usá-lo.

Então é possível fazer Pix por mais de um banco?

Sim. O Pix nada mais é do que um meio de pagamentos oferecido pelas instituições financeiras.

Imagem de um banco antigo com o teto aberto e uma luz roxa saindo dele.

Assim como você pode fazer uma TED por qualquer banco que a ofereça, o Pix também pode ser feito em quantos bancos ou fintechs você quiser.

“Posso ter chave Pix em mais de um banco?”

Sim, dá para cadastrar chaves Pix em vários bancos diferentes.

A chave Pix, vale lembrar, é uma espécie de “apelido” que você dá para uma conta. Quando você cadastra uma chave em uma das suas contas, aquela chave (que pode ser seu CPF, e-mail, número de celular ou um código aleatório) vira a única informação que você precisa passar para receber dinheiro naquela conta.

E, sim, dá para cadastrar chaves Pix em quantas contas desejar. Basta seguir essas regras:

  • A chave não pode ser repetida: ela é única para a conta onde foi cadastrada. Se você tiver dois e-mails, por exemplo, pode cadastrar cada um em uma conta, mas não o mesmo em ambas as contas.
  • Há um limite máximo de cinco chaves por conta (ou 20, para PJs): você pode cadastrar mais de uma chave em uma mesma conta, mas esse é o limite. No entanto, como existem as chaves aleatórias (que são geradas automaticamente pelo sistema Pix), elas não se esgotam e podem ser registradas em várias instituições diferentes.

Mas é importante lembrar: você não precisa ter chaves para usar o Pix. Quem não cadastra pode fazer a operação passando seus dados normais da conta (nome completo, CPF, número do banco, da agência e da conta) - assim como já é feito em TEDs e DOCs.

Veja tudo sobre o Pix

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.