Pular navegação

Como fazer o pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem?

Compras em estabelecimentos físicos podem ser pagas usando tecnologia de QR Code - sem precisar fazer o saque em espécie.

Pagamento por QR Code: ilustração mostra uma mão segurando uma lupa e olhando para um QR Code roxo aumentado

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021 ou do saque emergencial do FGTS não precisam esperar a data de Saque para conseguir usar o dinheiro depositado na poupança digital da Caixa. A partir do calendário de uso digital é possível pagar contas, comprar com o cartão de débito virtual ou, mais recentemente, pagar em estabelecimentos físicos usando o QR Code. 

QR o que?

QR Code - uma espécie de código de barras que permite finalizar uma compra usando o telefone, sem a necessidade de passar o cartão na máquina ou usar dinheiro. A imagem do QR Code aparece na maquininha do cartão e você usa a câmera do celular para ler esse código e confirmar a compra dentro do app do seu banco. 

O objetivo do pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem é diminuir a necessidade de sacar, em espécie, o valor do auxílio emergencial para usá-lo em compras presenciais. Afinal, existe um calendário de saque a ser seguido.

Aqui você confere como gerar e usar o cartão de débito virtual disponibilizado pelo banco. 

Abaixo, veja como funciona o pagamento por WR Code pelo aplicativo Caixa Tem.

Como fazer pagamento por QR Code pelo aplicativo Caixa Tem?

Os pagamentos por QR Code funcionam em estabelecimentos físicos usando o smartphone e o aplicativo Caixa Tem. Para fazer um pagamento, é simples:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Escolha a opção 'Pagar na maquininha', quando já estiver pronto para fazer o pagamento - no caixa, com o valor final a ser pago já definido;
  3. A câmera do smartphone abrirá automaticamente no aplicativo ao mesmo tempo em que a imagem de um QR Code aparecerá na tela da maquininha do cartão de crédito e débito;
  4. Aponte sua câmera para ler o QR Code mostrado. 
  5. Confira o valor da compra - se o valor cobrado pelo QR Code é o mesmo a ser pago.
  6. Em seguida, aperte o botão Confirmar na tela do celular.
  7. E pronto! O pagamento foi efetuado.

Vale lembrar que esse pagamento por QR Code usa o saldo de sua poupança digital cadastrada no aplicativo Caixa Tem, onde é feito o pagamento do auxílio emergencial 2021.

Lembrando: no app Caixa Tem, tanto as compras feitas no cartão de débito virtual quanto pagas pelo QR Code têm um limite de 10 transações por dia ou R$ 1.200.

Posso pagar por QR Code em qualquer estabelecimento?

Segundo a Caixa Econômica, mais de 3 milhões de estabelecimentos no Brasil estão habilitados a receber o pagamento por QR Code - supermercados, farmácias, comércio, entre outros tipos. É necessário somente que ele tenha uma maquininha de cartão de crédito com suporte para o QR Code.

Dúvidas sobre o auxílio emergencial 2021? Tire todas aqui.

O que é o QR Code?

O nome QR Code vem de Quick Response Code, ou código de resposta rápida. De forma simplificada, o QR Code é uma espécie de código de barras de duas dimensões capaz de armazenar muito mais informações do que as etiquetas de produtos que vemos em lojas supermercados.

Além disso, no lugar de ser escaneado pelo leitor de preços de um caixa, por exemplo, o QR Code pode ser lido pelas câmeras de smartphones.  

Saiba mais sobre QR Code e a sua tecnologia aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.