Pular navegação

NuBlacks: o grupo de afinidade de pessoas negras do Nubank

A importância de termos um espaço para compartilhar experiências e gerar um debate necessário sobre diversidade e cultura afro.

Três mulheres conversando em um debate, duas de costas para a foto.

Quem segue o Nubank nas redes sociais talvez já tenha visto o nome NuBlacks ser citado em alguns momentos. O mais recente deles foi em junho, quando nos posicionamos a favor do movimento internacional Black Lives Matter (BLM) - que, no Brasil, também ganhou espaço com as hashtags #VidasNegrasImportam e #VidasPretasImportam. 

Hoje, o BLM já não é mais destaque nas notícias, mas as pautas que englobam o movimento continuam relevantes e urgentes, como sempre foram.

Seguir com as discussões é fundamental  - e é por isso que, um mês depois do nosso posicionamento público, gostaria de dividir um pouco mais sobre quem somos e como funciona o NuBlacks. 

Afinal, o que é o NuBlacks?

O NuBlacks é um grupo de afinidade de pessoas negras do Nubank. Ele funciona como uma comunidade para compartilhar experiências, dar acolhimento e criar um ambiente de discussão e troca de conhecimentos relacionados à cultura afro.

A comunidade NuBlacks surgiu em 2019 a partir de discussões na Guilda de Diversidade do Nubank - um espaço de debate mais amplo sobre questões ligadas à diversidade.

Em uma dessas conversas, eu e dois colegas compartilhávamos o mesmo sentimento de solidão por sermos alguns dos poucos negros dentro da empresa. Então, um deles tomou a iniciativa de criar um grupo na nossa ferramenta de comunicação interna - enquanto eu fiquei responsável por convidar as pessoas que se autodeclaram negras ou pardas a fazer parte dessa comunidade. 

Passamos a realizar reuniões mensais e eventos e, atualmente, já somos mais mais de 140 pessoas no grupo. 

Eu enxergo o NuBlacks como um portal: É um canal aberto para acolhimento onde eu, como pessoa preta, consigo me abrir com meus colegas e falar das minhas angústias e ambições em relação à empresa. E eu sei que serei ouvida e compreendida por eles. 

Como começar um grupo de afinidade

As empresas precisam garantir espaços seguros para dar visibilidade aos grupos de afinidade, sejam eles étnico-raciais, de gênero, sexualidade, PCDs ou qualquer outro. O que quero dizer com isso? 

Permitir que um canal de mensagens, grupo de e-mail ou encontros (virtuais, no momento da pandemia) aconteçam; garantir um fluxo de informações, com pessoas da liderança sênior dispostas a conversar e ouvir representantes desses grupos. 

Ouvir, aqui, é a palavra chave 

Ouvir o que os grupos de afinidade têm a dizer é de extrema importância e pode ajudar qualquer empresa a se tornar mais forte com as diferentes perspectivas trazidas. Além de dar voz, é importante criar ações afirmativas para esses grupos - identificar problemas e estar disposto a, de fato, buscar soluções internas e externas. 

Na minha visão, o NuBlacks tem o papel de lembrar a todos que, nós pessoas pretas, existimos e queremos o nosso espaço no mercado de trabalho e o devido reconhecimento e respeito pela nossa trajetória. Além disso, estamos aqui para dizer que precisamos de mais pessoas negras no ambiente corporativo e em cargos de liderança. 

Não é uma mensagem simples e muito menos uma lista de problemas com solução imediata - mas sei que estamos sendo ouvidos.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.