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Quase 70% dos brasileiros quer usar o Pix no dia a dia

Pesquisa realizada pela associação Zetta e DataFolha mostra também que a desbancarização de 13% da população é o principal obstáculo para o novo meio de pagamentos.
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O Pix, meio de pagamentos digital lançado pelo Banco Central em fevereiro de 2021, já é conhecido por mais de 96% da população. Além disso, quase 70% dos brasileiros pretendem usar o Pix nas transações do dia a dia, como compras em supermercados e farmácias.

Os dados vêm de um estudo divulgado em 2 de setembro de 2021 pela Zetta, associação de empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais, em parceria com números do DataFolha.

A pesquisa foi realizada com pessoas de 18 a 70 anos pertencentes a todas as classes econômicas, e reforça dados já divulgados sobre o crescimento do Pix no país.  

Apenas cinco meses após ser lançado, por exemplo, o novo meio de pagamentos superou a quantidade de boletos liquidados, TEDs, DOCs e cheques somados no Brasil.

De acordo com os dados do Banco Central, em junho de 2021, já eram 254 milhões de chaves cadastradas no sistema. 

Saiba tudo sobre o Pix

Confira, abaixo, os principais destaques da pesquisa realizada pela Zetta e DataFolha sobre o Pix. 

Alcance do Pix

  • Entre os entrevistados, 96% disseram que conhecem o Pix ou já ouviram falar sobre ele;
  • Desses, 49% afirmaram que possuem chaves cadastradas em pelo menos uma instituição financeira. Nas regiões metropolitanas, esse número chega a 57%;
  • Pessoas mais escolarizadas (80% entre os que têm ensino superior possuem chaves cadastradas) e com maior poder aquisitivo (75% entre os que ganham acima de cinco salários mínimos). 

Jovens são maioria no cadastro de chaves

  • 70% dos jovens entrevistados (18 a 24 anos de idade) possuem chaves cadastradas;
  • Entre os idosos (60 a 79 anos), o índice cai para 24%.

O Pix é preferido no ambiente online

  • 40% dos brasileiros que consomem produtos e serviços via Pix fizeram pagamentos exclusivamente por meio online, e apenas 17% de forma presencial. 

Para que o Pix é usado?

  • 92% dos entrevistados já usam o Pix para transferências;
  • 73% usam para pagamentos de produtos e serviços;
  • Entre os que usam para pagamentos, 67% utilizam como forma de pagamento para pessoas físicas e 57% para pessoas jurídicas. 

Desafios para o futuro

Apesar deste cenário otimista, a alta desbancarização no Brasil representa um dos principais gargalos para o futuro do Pix. Entre os entrevistados, 13% afirmaram que não possuem nenhum produto financeiro.

Veja o estudo completo aqui

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