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Respeito: Uma campanha cheia de orgulho

Os bastidores de como foi criada a ação do Nubank para o Dia Mundial do Orgulho LGBTQ.

Quando entrei no Nubank, uma das primeiras conversas que tive com a Cristina Junqueira, nossa co-fundadora e VP, foi sobre branding – o posicionamento de uma marca.

O branding não funciona se ele for “só” a imagem que a marca tenta vender: ele precisa ser o produto que ela faz, as campanhas que cria, e também as pessoas por trás de todas essas coisas.

Porque a gente só consegue se posicionar da porta para fora se estiver vivendo aquilo da porta para dentro.

Na semana passada fizemos uma ação para celebrar o dia Mundial do Orgulho LGBTQ (28 de junho). Essa campanha foi um dos maiores exemplos de como nossa marca de fato reflete os valores e o dia-a-dia do Nubank.

Acreditamos em um mundo onde a bandeira do respeito é aceita em todos os lugares. Por isso, para o Dia do Orgulho LGBTQ, criamos um jeito para as pessoas descobrirem onde isso já é realidade. “Cheios de Orgulho” foi a primeira campanha offline do time de mídias sociais do Nubank. A ideia era ir além de um post e fazer algo que, de alguma forma, saísse do mundo digital e pudesse impactar a vida real das pessoas.

Criamos adesivos com a frase “Aqui sempre aceitaremos a bandeira do Respeito” – uma analogia às bandeiras de cartões de crédito aceitas em estabelecimentos – e distribuímos em locais conhecidos por serem ambientes cheios de orgulho e respeito pela comunidade LGBTQ. Também lançamos um mapa digital que mostra todos esses lugares, marcados com um arco-íris.

Nosso objetivo com a campanha era chamar atenção para estabelecimentos em que o respeito sempre foi uma realidade. Com isso, a gente queria incentivar outros locais a adotar uma postura mais inclusiva e também ajudar pessoas a encontrar espaços nos quais se sintam representadas.

Visibilidade e representatividade. Essas são questões importantes para a gente do time de mídias sociais do Nubankuma equipe na qual a maior parte das pessoas se identifica como parte da comunidade LGBTQ.

Uma ideia “de baixo para cima”

É muito legal ver uma campanha como a da semana passada – uma causa tão pessoal para mim e muitos outros – nascer e ter espaço no Nubank para crescer. Não é comum encontrar no mercado empresas que dão tanta liberdade e apoio para que as pessoas consigam tirar ideias do papel de forma rápida.

“Cheios de Orgulho” não foi criada porque “pega bem” para o Nubank fazer campanha LGBTQ. Ela surgiu de uma necessidade que a gente sentiu de valorizar os lugares que nos recebem bem.

A idéia da campanha veio do Estevão, nosso analista de conteúdo. Ele queria criar uma campanha diferente, que tivesse impacto offline, e procurou o time de criação do Nubank para elaborar um conceito e produzir a ação.

Esse processo diz muito sobre o Nubank, uma empresa na qual as pessoas se sentem à vontade para propor ideias que são aceitas pela liderança. Mais do que isso, nossa estrutura de trabalho descentralizada ajuda a aproximar diferentes áreas da empresa, fazendo com que ideias cheias de potencial sempre sejam levadas para frente. E assim surgiu o “Cheios de Orgulho”.

O resultado foi uma campanha com um grande engajamento nas nossas redes sociais – e que ganhou apoio de diversas outras marcas.

O mapa colaborativo também cresceu, com outros estabelecimentos se posicionando. Muito mais do que “likes”, é essa mobilização que mostra que atingimos bons resultados. Há vários jeitos de lutar pelas causas nas quais acreditamos – e, dessa vez, escolhemos dar visibilidade aos bons exemplos que existem por aí. Sabemos que este é só um primeiro passo, mas acreditamos que todas as ações que abrem espaço para o diálogo nos ajudam a construir o mundo que a gente quer. Esse é só o começo!

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  • Rayssa Khristy Barros Monteiro
    27 de junho de 2019, 14h12
    Boa tarde! Me interessei pela vaga. Atualmente faço graduação em direito numa faculdade particular em Belem do Pará. Queria saber se meu perfil se encaixa na empresa, uma vez que tenho grande apreço por este banco pelo tempo como cliente. Obrigada pela oportunidade desde já! Cordialmente, Rayssa Khristy Barros Monteiro.
    • Fala Nubank
      11 de julho de 2019, 13h58
      Olá, Rayssa! Muito obrigado pelo interesse em trabalhar com a gente. Já viu nossas vagas abertas? Clique aqui para ver e se inscrever! Abraços e boa sorte!