Pular navegação

Nubank, Mercado Pago e Google criam associação para inovar no setor financeiro

Criada junto a mais cinco empresas de tecnologia, Zetta busca promover a digitalização dos serviços financeiros por meio do uso seguro e responsável da tecnologia.

Zetta: ilustração de pessoas enfileiradas com as mãos unidas

Nubank, Mercado Pago e Google anunciaram, nesta quarta-feira, 10 de março, a fundação da Zetta, uma associação com foco na inovação do setor financeiro e na digitalização da economia. Também participam outras empresas do setor, como Creditas, Banco Inter, Grupo Movile, Hash e iugu.

O objetivo da associação é colaborar com o mercado brasileiro para promover uma renovação no setor financeiro e a inclusão de milhares de brasileiros sem acesso às instituições tradicionais.

“A Zetta é um fórum para debates de modernização do setor. E colocará sempre os interesses dos clientes em primeiro lugar”, afirma o presidente da associação e diretor de Relações Institucionais do Nubank, Bruno Magrani. 

A inovação, com foco em promover a inclusão digital e financeira, será pauta permanente da associação. “Como embaixadora de ideias novas e atuais, a Zetta alia inteligência de mercado ao conhecimento técnico e dinamismo, vislumbrando empoderar milhões de brasileiros para que tenham acesso aos serviços financeiros digitais ou possam ainda empreender e manter seus negócios em funcionamento com a ajuda da tecnologia”, diz François Martins, diretor de Relações Governamentais do Mercado Pago. 

Reunidos em uma associação, Nubank, Mercado Pago, Google e outras empresas de tecnologia pretendem ter ainda mais força para continuar revolucionando o setor financeiro, defendendo a digitalização dos serviços e a redução de burocracias e trabalhando para que a inovação e a competição não encontrem barreiras.

“Defendemos a continuação da transformação dos serviços financeiros, provando que, aliados à tecnologia, eles podem, sim, ser um espaço humanizado, inclusivo e democrático”, ressalta Marcelo Lacerda, diretor de Políticas Públicas do Google. 

Mais informações sobre a Zetta podem ser encontradas no site da associação.

O papel da tecnologia na recuperação econômica

Para marcar o nascimento da associação, a Zetta também lançou o primeiro estudo elaborado pelo grupo: “O papel da tecnologia na recuperação econômica”, que trata da importância da inovação no Brasil frente às dificuldades impostas pela Covid-19.

De acordo com a Zetta, o levantamento utilizou dados de busca durante a pandemia por termos relacionados a serviços digitais, como “cartão de crédito” e “abertura de conta digital”, e também identificou a importância das empresas de tecnologia neste momento crítico da sociedade. 

Segundo o estudo, o número de clientes com cartão de crédito ativo aumentou 29% entre fevereiro e novembro de 2020, e usuários de todas as faixas de renda passaram a realizar mais compras parceladas no cartão de crédito. Esse aumento coincide com o crescimento das buscas por “cartão de crédito”, e mostra a relevância desta alternativa de pagamento em um cenário de incerteza. O relatório completo está disponível no site da Zetta.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.