Pular navegação

Cartão de crédito ou débito sem números: como funciona?

Algumas instituições financeiras oferecem cartões físicos sem números impressos, o que os torna ainda mais seguros. Saiba como eles funcionam e onde consultar as informações.

ilustração com retângulos em verde, roxo, azul e branco

Para que servem os números de um cartão, mesmo?

Também conhecido pelo nome em inglês, numberless, um cartão sem número impresso já é realidade em alguns países ao redor do mundo, como Índia, China, Estados Unidos e Brasil. Ele garante mais segurança para os clientes, evitando que pessoas mal intencionadas tentem copiar os dados do seu cartão sem que você perceba.

Normalmente é possível consultar a numeração completa e a data de validade do cartão físico pelo app do banco ou instituição financeira que oferece essa opção de cartão. Para realizar compras online, você poderá usar o cartão virtual, que pode ser criado e consultado direto no aplicativo. Saiba mais sobre esse novo modelo de cartões.

Como solicitar um cartão sem número?

Os cartões de crédito ou débito sem número podem ser solicitados por meio dos canais oficiais do seu banco ou instituição financeira. Eles costumam ser cartões black, da categoria premium, e a maioria  prevê uma mensalidade ou mínimo de gastos. 

Lembrando que, na maioria das instituições, o titular precisa ter, no mínimo, 18 anos de idade, um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um endereço de e-mail válido.

Como usar um cartão de crédito ou débito  sem números?

Quem tem um cartão sem números pode usá-lo normalmente na hora de realizar pagamentos: inserindo ou aproximando da maquininha, ou ainda por meio das carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.

Se precisar fazer uma compra online, é só criar um cartão virtual pelo aplicativo da sua instituição financeira e consultar as informações dele (CVV, números e data de validade) na tela do seu celular.

Qual a vantagem de um cartão de crédito ou débito sem números?

A principal vantagem de um cartão sem números é a segurança. Dados como números e data de validade ficam protegidos dentro do aplicativo. Dessa forma, só você tem acesso a essas informações e evita que elas sejam acessadas por terceiros. 

Por que o Nubank Ultravioleta não possui números?

O Nubank Ultravioleta – lançado em julho de 2021 – carrega a única informação que realmente importa: seu nome. Isso significa que dados como a data de validade e a numeração completa do cartão ficam protegidos dentro do aplicativo, e só podem ser acessados por você.

Para fazer compras online com o cartão Ultravioleta basta gerar, pelo aplicativo, um cartão virtual.

Assim como o cartão físico Nubank Ultravioleta, o cartão virtual também é da bandeira Mastercard Black, e o cashback funciona da mesma forma: 1% de dinheiro de volta em todas as suas compras. Esse valor  nunca expira e cresce automaticamente a 200% do CDI.

Usar o cartão virtual para compras pela internet e assinaturas recorrentes tem diversas vantagens. A principal delas tem a ver com a sua praticidade e segurança, já que cartões virtuais podem ser gerados e excluídos pelo app em instantes e sem burocracia.

Caso você desconfie que a numeração do seu cartão virtual foi exposta, é só ir no app do Nubank, excluir o atual e gerar um novo. Tudo isso é feito em apenas alguns passos e o cartão físico continua funcionando normalmente nessas situações, não é preciso reemiti-lo.  

Também é possível cadastrar o seu cartão virtual em carteiras de pagamento como o Google Pay, WhatsApp, Apple Pay e Samsung Pay.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.