Pular navegação

Argentina x França: quem vence a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™?

Chegou a hora! Quem leva o título de campeão para casa? A partida final do mundial do Catar acontece neste domingo, 18 de dezembro, às 12h. Relembre a trajetória das duas equipes nesta edição do torneio e saiba quem tem mais chances de vencer, de acordo com os números.

foto do Bolinha ao lado de um troféu em um fundo lilás.

Depois de quase um mês de jogos, muita emoção e algumas zebras também, a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ chega ao fim, e com um duelo inédito em uma final do torneio: Argentina x França.

Ao longo de 28 dias, os olhos de boa parte da população espalhada pelo mundo se voltaram para as partidas que ocorreram no país localizado na península arábica, na Ásia Continental. Fanáticos por futebol ou fãs apaixonados pelo esporte apenas de quatro em quatro anos. Torcedores que entendem as regras do jogo e apostam no bolão com embasamento, ou aqueles que são só bons de palpite e querem mesmo é participar da brincadeira. 

A edição de 2022 do mundial aconteceu em oito estádios do Catar, contou com 32 seleções e, pela primeira vez na história da Copa do Mundo da FIFA™, o time de arbitragem teve mulheres atuando. Além disso, a seleção campeã irá receber US$ 42 milhões e a vice-campeã, US$ 30 milhões. 

Agora, é hora de dar adeus à competição que, com certeza, entrou para a lista das mais surpreendentes dos últimos tempos, com placares inusitados, vitórias impensáveis e eliminações inesperadas.

A final da competição acontece neste domingo, 18 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), no Estádio Lusail, em Al Daayen.

Qual o seu palpite para o jogo de hoje? Abaixo, relembre a trajetória das equipes durante o torneio e veja quem tem mais chance de voltar para casa com a Taça da Copa do Mundo da FIFA™. Ainda dá para conquistar pontos no NuBolão.

Tabela da Copa do Mundo FIFA 2022™: acompanhe os resultados e os horários dos jogos do mundial

Quais as chances de Argentina e França vencerem a Copa do Mundo da FIFA™? 

Em campo, a disputa entre dois continentes, América do Sul e Europa, duas seleções bicampeãs mundiais, dois grandes times e dois astros: o argentino Lionel Messi e o francês Kylian Mbappé. 

Neste domingo, os dois companheiros de ataque no Paris Saint-Germain estarão em lados opostos do campo. Ambos vestem a camisa 10 de seus respectivos países e têm cinco gols cada no atual torneio. 

Em Copas do Mundo da FIFA™ foram poucos os confrontos entre Argentina e França. As equipes se enfrentaram apenas três vezes ao longo dos 92 anos de história do mundial, sendo duas delas pela fase de grupos e uma no mata-mata na edição de 2018.

Relembre os duelos anteriores entre os sulamericanos e os Bleus:

  • Argentina 1 x 0 França - 15 de julho de 1930

O primeiro confronto entre Argentina e França na história foi justamente na primeira edição da Copa do Mundo da FIFA™. E a vitória foi dos argentinos.

  • Argentina 2 x 1 França - 6 de junho de 1978

No mundial disputado em casa, a Argentina voltou a levar a melhor contra a França, novamente pela fase de grupos, em jogo válido pela segunda rodada.

  • França 4 x 3 Argentina - 30 de junho de 2018

A última vez que Argentina e França se enfrentaram em um mundial foi na edição anterior, em 2018, na Rússia, em partida válida pelas oitavas de final. Vale lembrar que os franceses levaram o título de campeões da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.

De acordo com as estatísticas do economista Samy Dana, o jogo deve acabar em empate, 1 a 1, e a partida poderá ser decidida nos pênaltis.

Agora está tudo igual. Ou seja, Argentina e França têm 50% de chance na final do mundial. Quem será que leva a melhor?

Argentina: histórico e desempenho no mundial 

A Argentina começou a Copa do Mundo da FIFA™ com um susto: perdeu de 2 a 1 da Arábia Saudita – a primeira zebra da competição de 2022.

Na fase de grupos, a equipe conseguiu uma vitória pouco sofrida contra o México, por 2 a 1, e venceu de 2 a 0 contra a Polônia. Já nas oitavas de final, superou a Austrália por 2 a 1. 

Nas quartas de final, contra a Holanda, o time sofreu um pouco mais: teve várias oportunidades, marcou duas vezes, mas a defesa falhou e os holandeses conseguiram empatar o jogo. Os argentinos se deram melhor nos pênaltis.

Contra a Croácia, na tarde de 13 de dezembro, o time sulamericano não sofreu e venceu sem dificuldade, por 3 a 0. Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 3º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: dois, de 1978 e 1986
  • Desempenho no mundial: 5 vitórias e uma derrota

França: histórico e desempenho no mundial

Atuais campeões do mundo – os franceses levaram a melhor no mundial de 2018, na Rússia – a seleção do técnico Didier Deschamps foi a primeira a se classificar para as oitavas de final da edição atual.

No jogo de estreia, a França venceu a Austrália por 4 a 1. Depois, ganhou da Dinamarca, por 2 a 1, mas sofreu mais para levar a partida. No terceiro jogo, contra a Tunísia, já com a vaga garantida, o técnico colocou os reservas para jogar. O time cometeu muitos erros e perdeu de 1 a 0. 

Em busca do tricampeonato, a seleção europeia teve sua pior atuação no mundial na partida contra a Inglaterra. E não teve muito espaço para colocar em prática o esquema do técnico Didier Deschamps e seu melhor craque, Mbappé – que não teve bom desempenho, sendo muito marcado pelo lateral inglês Walke. 

No jogo da última quarta-feira, 14 de dezembro, contra o Marrocos, os franceses balançaram a rede duas vezes, vencendo os marroquinos por 2 x 0 e garantindo participação em mais uma final de Copa do Mundo da FIFA™.

A seleção francesa é forte, técnica, ofensiva e deve dar trabalho para os hermanos. Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA:
  • Títulos do mundial da FIFA: dois (em 1998 e 2018)
  • Desempenho no mundial: 5 vitórias e uma derrota.
https://www.youtube.com/watch?v=IoG_A_5ATIQ

Leia mais:

12 curiosidades e fatos sobre a economia do Catar

15 números e curiosidades da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Retrospectiva NuBolão: veja os dados curiosos do bolão do Nubank na fase de grupos

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.