Pular navegação

Argentina x Croácia: quem pode ir para a final do mundial? Veja o palpite de placar

Falta pouco para terminar a Copa do Mundo da FIFA 2022™ e as duas seleções mostraram que são fortes candidatas para ir à final do mundial, mas a Argentina tem dados melhores na competição.

Com a saída do Brasil da Copa do Mundo da FIFA 2022™, o Bolinha, mascote do NuBolão, ainda não sabe para quem torcer nesta fase final. No jogo entre Argentina e Croácia, pela semifinal da competição, será que vale a torcida para um rival latino-americano ou para o algoz da seleção canarinho? 

Até aqui, as duas equipes mostraram suas forças, mas a Argentina é quem tem números melhores no mundial. Enquanto a Croácia conseguiu se classificar com apenas uma vitória no tempo regular até agora, a Argentina acumula três. 

Por outro lado, a Croácia tem uma defesa melhor: levou três gols até o momento no tempo regular contra quatro da Argentina. Além disso, o goleiro croata, Dominik Livakovic, está sendo destaque na competição e foi fator fundamental nas duas vitórias do time nos pênaltis.  

As duas seleções se enfrentam e disputam uma vaga na grande final do mundial nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, às 16h, no estádio de Lusail, em Al Daayen (Catar). Antes de palpitar no bolão, confira abaixo as estatísticas para essa partida e veja quem tem mais chances de ganhar.

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Argentina x Croácia: quem vai vencer? 

A única coisa certa na partida entre Argentina e Croácia é que será um jogo com muitas emoções. As duas seleções têm qualidades técnicas muito parecidas: são ofensivas, fortes no contra-ataque e cada uma tem suas estrelas. A equipe argentina conta com Lionel Messi. Já os croatas têm a experiência e habilidade de Luka Modric.

Segundo a FIFA, Argentina e Croácia se enfrentaram apenas duas vezes em jogos da competição, com uma vitória para cada lado: 

  • 2018: Argentina 0 X 3 Croácia
  • 1998: Argentina 1 X 0 Croácia

Apesar desse equilíbrio histórico, na Copa do Mundo da FIFA 2022™ as duas estão com saldos muito diferentes. Veja: 

Saldo da Argentina no mundial

  • Uma derrota, por 2 a 1, contra a Arábia Saudita, na estreia do mundial; 
  • 3 vitórias, contra o México, Polônia e Austrália;
  • Um empate de 2 a 2, contra a Holanda, com vitória argentina nos pênaltis, por 4 a 3. 
  • 9 gols marcados no tempo regular e na prorrogação;
  • 4 gols sofridos no tempo regular e na prorrogação. 

Saldo da Croácia no mundial 

  • Uma vitória, por 4 a 1, contra o Canadá, ainda na fase de grupos;
  • 2 empates, com nenhum gol, contra a Bélgica e o Marrocos; 
  • 2 empates, por 1 a 1, contra o Japão e o Brasil, com vitória croata nessas duas partidas nos pênaltis: por 3 a 1 contra o Japão, e 4 a 2 contra o Brasil;
  • 6 gols marcados no tempo regular e na prorrogação;
  • 3 gols sofridos no tempo regular e na prorrogação. 

Diante disso, as projeções mostram que a Argentina tem 53,9% de chance de ganhar a partida, mas deve ser apertado. O placar mais provável para Argentina x Croácia é de 1 a 0, segundo as estatísticas do economista Samy Dana.  

Quais as chances de Argentina e Croácia na Copa do Mundo da FIFA 2022™? 

Apesar do equilíbrio técnico, os argentinos têm mais chances de vencer o mundial, segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com

Argentina

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 34,15%.

Croácia

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 11,74%.

Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience considera ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local do jogo.

Argentina: histórico e desempenho no mundial 

A Argentina começou a Copa do Mundo da FIFA™ com um susto: perdeu de 2 a 1 da Arábia Saudita – a primeira zebra da competição de 2022. Mas a equipe se recuperou na segunda rodada e, a partir daí, só ganhou. 

Na fase de grupos, a equipe conseguiu uma vitória pouco sofrida contra o México, por 2 a 1, e venceu de 2 a 0 contra a Polônia. Já nas oitavas de final, superou a Austrália por 2 a 1. 

Nas quartas de final, contra a Holanda, o time sofreu um pouco mais: teve várias oportunidades, marcou duas vezes, mas a defesa falhou e os holandeses conseguiram empatar o jogo. Os argentinos levaram nos pênaltis.

A equipe liderada pelo técnico Lionel Scaloni tem mostrado bom jogo em campo e o craque do time, o atacante Lionel Messi, já marcou quatro vezes no mundial.  

Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 3º lugar;
  • Títulos do mundial da FIFA: dois, de 1978 e 1986;
  • Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 17 jogos (11 vitórias e 6 empates).

Croácia: histórico e desempenho no mundial 

Por ser a vice-campeã da última edição da Copa do Mundo da FIFA™, esperava-se mais da Croácia. Apesar de estarem na fase final da competição, os croatas, liderados pelo técnico Zlatko Dalić, só conseguiram uma vitória no tempo regulamentar até agora. 

Na estreia, empataram com o Marrocos, em uma partida que terminou em 0 a 0. Depois, venceram o Canadá por 4 a 1, mas levou um banho de água fria na partida seguinte, contra a Bélgica: esse embate também terminou em 0 a 0.

Contudo, a partir da fase final, os croatas provaram que são bons de fôlego – e de pênaltis. Nas oitavas, a equipe croata finalizou o tempo regulamentar da partida contra o Japão com um empate de 1 a 1, suou na prorrogação e só conseguiu desbancar os japoneses nos pênaltis, por 3 a 0. 

Contra o Brasil, os croatas foram ofensivos, conseguiram empatar em um contra-ataque nos últimos minutos da prorrogação, e levaram a partida para os pênaltis. E é exatamente aí que o time se destaca. Se chegar nesta fase, os croatas podem incomodar os argentinos. 

Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 12º lugar;
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. A melhor campanha da Croácia foi na última edição do mundial, em 2018, quando conquistou o vice-campeonato;
  • Desempenho nas eliminatórias: foram 10 jogos (7 vitórias, 2 empates e 1 derrota).

Entrou no clima do mundial e quer participar de um bolão? Entenda como esse jogo funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=ieqog91Aro0

Leia também 

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar

Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?

15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.