Tudo que você pode comprar usando o Pix

5 de fevereiro de 2021

O novo meio de pagamentos já pode ser usado em compras online e presenciais. Veja as possibilidades.

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, entrou em operação completa em novembro de 2020. Desde então, já é possível usá-lo para fazer transferências e pagamentos dos mais diversos tipos. A seguir, veja as principais formas de usar o Pix. 

Já são muitos e-commerces e lojas online que aceitam o Pix como meio de pagamento.Na prática, ele funciona como o pagamento online usando um cartão de débito, já que utiliza o saldo disponível em conta, mas é mais rápido: basta ler o QR Code gerado pelo site com seu smartphone ou copiar o código do Pix Copia e Cola para fazer o pagamento.

Compras online

Ainda que o Pix seja um meio de pagamento digital, ele pode ser usado em estabelecimentos físicos e compras presenciais. Alguns estabelecimentos  já aceitam o Pix – na maioria das vezes, é disponibilizado ou gerado um QR Code que deve ser lido com o smartphone; algumas maquininhas de cartão, inclusive, já fazem isso.

Supermercados e lojas físicas

As contas de telefone e de planos de celular pós-pago também podem ser pagas usando o Pix na maioria das operadoras do país.Para quem possui celulares de plano pré-pago, também é possível pagar a recarga usando o Pix.

Contas de telefone e celular – e até recarga

A Receita Federal aceita, desde dezembro, o pagamento da DARF via Pix – por enquanto, somente para empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). Ainda neste ano, o Pix deve passar a ser aceito também no recolhimento da Documentação de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Impostos e taxas

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Com ele, é possível fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma instantânea.

O que é o Pix, mesmo?