Quais estados permitem pagar conta de luz com Pix?

29 de janeiro de 2021

Uma das possibilidades de uso do Pix é no pagamento da conta de luz – mas não é todo o Brasil que já pode fazê-lo.

Antes mesmo do lançamento do Pix, o Banco Central já havia informado sobre a possibilidade de usar esse meio de pagamento para pagar contas de luz.

Há algumas vantagens em usar o Pix neste pagamento: – Ele pode ser feito a qualquer hora, qualquer dia, e é concluído em até dez segundos; – Ele é feito de forma totalmente digital, usando somente seu smartphone; – No caso de atraso no pagamento, a energia é religada muito mais rapidamente. Com boleto, pode levar de 24 a 48 horas.

Mas ainda não são todos os estados brasileiros que aceitam os pagamentos da conta de luz via Pix -- segundo o Banco Central, é necessário que as distribuidoras de cada estado trabalhem com o Pix para que isso seja possível.

Até o momento, os estados que aceitam esse pagamento são: - São Paulo - Bahia - Pernambuco - Rio Grande do Norte - Rio Grande do Sul

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Com ele, é possível fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma instantânea.

O que é o Pix, mesmo?