Receita libera consulta ao 1º lote da Restituição do IR 2022; veja se você está nele

Mais de 3,3 milhões de contribuintes vão receber cerca de R$ 6,3 bilhões. Veja como consultar se você é um deles.

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 será pago no dia 31 de maio, e os contribuintes que já entregaram a declaração deste ano podem consultar se serão os primeiros a receber a partir das 10h desta terça-feira, dia 24 de maio. 

O primeiro lote será pago aos contribuintes que têm prioridade legal: – Idosos acima de 60 anos;
– Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
– Aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.

Quem está na lista do primeiro lote?

– Acesse a página da Receita Federal; 
– Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Caso tenha alguma pendência com a Receita, você precisa resolvê-la. Só assim a restituição será liberada.

Como consultar?

Também é possível consultar pelo aplicativo Pessoa Física. Se decidir pelo app, baixe apenas nas lojas oficiais e cheque o nome do desenvolvedor: precisa ser “Governo do Brasil”.Clique em “Consulta Restituição”, selecione 2022 e informe seu CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta informada na declaração. Se você estiver no lote e o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

E se o dinheiro 
da restituição 
não cair?

Basta entrar em contato com o BB para reagendar o crédito dos valores da restituição. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Tem dúvidas sobre como fazer a sua declaração de Imposto de Renda?