Planejamento financeiro: dicas de como fazer o seu

Não sabe por onde começar a organizar as contas? Veja dicas para montar seu orçamento.

Qual a importância de ter um planejamento?

As grandes vantagens de fazer um planejamento são: 1. Ter controle do seu dinheiro;  2. Conseguir lidar com imprevistos;  3. Poder guardar para realizar seus objetivos.

Veja dicas a seguir.

1

Organize as contas mensais e coloque as despesas na planilha

Comece anotando os ganhos fixos ao longo de um determinado período. O ideal seria registrar as previsões de um ano, dividido mês a mês. Coloque na planilha o seu salário líquido e outros rendimentos já previstos.

Planeje os gastos fixos ao longo desse mesmo período, como planos de celular e/ou Internet que não variam sem avisos prévios, aluguel, prestação do carro ou da casa. Depois, inclua um valor referente às contas de energia elétrica, gás e até as suas plataformas de streaming.

2

Ajuste sua rotina de acordo com essas informações

Uma dica para controlar essa etapa do planejamento financeiro é lançar na sua planilha todo tipo de gasto, como compras no supermercado e o valor da fatura do cartão de crédito.

Outra dica é definir limites para cada tipo de gasto e saída financeira do orçamento. Separar as despesas por categorias é uma boa forma de enxergar o que mais consome seu dinheiro, entendendo o que pode ser cortado na hora de  economizar.

3

Procure aprender mais sobre educação financeira

Pesquisar sobre finanças, se atualizar sobre as melhores práticas para organizar o orçamento e poupar dinheiro faz a diferença.

4

Cuide do seu dinheiro

Verifique as cobranças do seu banco para movimentações e transferências. Vale também conferir qual é o rendimento da sua conta.

Conheça o Planner do Nubank

Quer mais dicas de como se planejar?