O que são aplicações financeiras?

Quer começar a investir e não sabe o que são aplicações financeiras? Entenda o conceito e conheça alguns tipos.

Uma aplicação financeira nada mais é do que um investimento. Ela não é o produto financeiro em si. O produto é o título ou o ativo oferecido pela instituição financeira, como uma ação de uma empresa ou um CDB.

Já a aplicação financeira é o investimento que você faz. Ou seja, é quando você compra esse ativo ou título para ter uma remuneração em cima do valor aplicado.

Existem diversos tipos de aplicações financeiras com diferentes tipos de benefícios. Antes de escolher qualquer uma delas, é preciso levar em consideração os seguintes fatores: 

Rentabilidade: é o retorno financeiro obtido com o investimento. Ou seja, o quanto você receberá pelo seu investimento ao fim de determinado período.

Liquidez: é a rapidez com que você pode resgatar o dinheiro aplicado. Em aplicações de liquidez diária, por exemplo, você pode pegar o dinheiro de volta em até um dia útil.

Risco: é a chance de que o seu retorno com o investimento seja menor que o esperado, ou até mesmo negativo.

Para decidir onde aplicar o seu dinheiro, você deve considerar esses três critérios observando o que importa mais para você.

Entendido isso, as opções de aplicações financeiras vão desde produtos que oferecem menor risco e menor rentabilidade, como títulos de renda fixa, por exemplo tesouro direto, ou produtos mais rentáveis e com maior risco, como produtos de renda variável, incluindo ações e fundos multimercado.

Como saber em qual aplicação financeira devo investir?

👆🏼