Inflação recua
e fica negativa em julho: isso significa que os preços caíram?

Inflação recua
e fica negativa em julho: isso significa que os preços caíram?

Inflação fica em -0,68% em julho, a menor taxa desde 1980. Entenda o que aconteceu.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial da inflação, cedeu e ficou negativo em -0,68% em julho – a menor taxa desde 1980. De janeiro a julho de 2022, os produtos ficaram 4,77% mais caros. Nos últimos 12 meses, os preços subiram 10,07%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Inflação é o aumento do preço de bens e serviços. Ela é parte da economia, mas preocupa quando aumenta além do esperado. Quando a inflação fica negativa, ela ganha outro nome: deflação.

Inflação negativa? O que isso significa?

É quando há uma queda nos preços, como aconteceu em julho. Ela pode acontecer por um motivo pontual ou ser constante – o que é tão preocupante quanto um aumento nos preços.

O que é deflação?

Além dos alimentos, os combustíveis estavam pesando muito na inflação. O preço do petróleo no mercado internacional estava subindo e, com isso, a Petrobras fez constantes reajustes que afetaram os valores que você paga nos postos.

O que aconteceu em julho?

Mas o preço do petróleo cedeu no mercado internacional e, por consequência, por aqui também. Os preços da gasolina caíram 15,48% em julho e os do etanol, 11,38%. A gasolina, individualmente, contribuiu com o impacto negativo mais intenso em 377 itens que compõem o IPCA.

Não necessariamente. O IPCA é uma média: ou seja, existem produtos que tiveram queda nos preços, mas outros ainda subiram.
Dos 9 setores analisados pelo IBGE, apenas Transportes e Habitação tiveram queda no mês.

Então está tudo mais barato agora?

Veja, ao lado, os cinco produtos que ficaram mais
baratos e mais caros em julho, segundo o IBGE.

O que ficou mais barato e mais caro em julho?

Ficou mais barato: 
Tomate: 23,68%
Abobrinha: 23,55%
Batata-inglesa: 16,62%
Tubérculos, raízes e legumes: 15,62%
Gasolina: 15,48%

Ficou mais caro: 
Melancia: 31,26%
Leite longa-vida: 25,46%
Leite e derivados: 14,06%
Mamão: 13,52%
Aluguel de veículo: 13,39%