Recebeu e-mail da Receita Federal para corrigir seu IR 2023? Cuidado! É golpe 

Recebeu e-mail da Receita Federal para corrigir seu IR 2023? Cuidado! É golpe 

A Receita alerta para golpe que leva contribuinte a clicar em links maliciosos.

Golpistas estão aproveitando o final da temporada de declaração do IR 2023 para induzir contribuintes a clicarem em links maliciosos. O alerta foi feito pela Receita Federal.

Segundo o órgão, contribuintes estão recebendo e-mails e mensagens que afirmam que há erros em suas declarações que precisam ser corrigidos.

Os golpistas disponibilizam um link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf.

No assunto da mensagem, eles utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como “contribuintes”.

Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais , as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis.

Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas  podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.

A Receita Federal alerta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.

Receita não envia e-mails ou mensagens

A Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

Quando você envia a sua declaração, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal. Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação àquelas apresentadas por terceiros, a sua declaração cai na malha fina.

Como saber que 
há erros na declaração?

Para saber se a sua declaração caiu na malha, acesse o e-CAC, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá você checa se sua declaração foi retida e o motivo.