Famílias inscritas no Cadastro Único terão mais tempo para atualizar dados e garantir benefícios

Famílias inscritas no Cadastro Único terão mais tempo para atualizar dados e garantir benefícios

O processo de revisão é importante para receber benefícios dos programas sociais, como o Auxílio Brasil. Veja o cronograma.

A partir de hoje, 14 de julho, as famílias convocadas pelo Cadastro Único para atualizar seus dados no programa  terão mais tempo para realizar o processo.

Fique ligado:

Segundo o Governo Federal, o processo de revisão dos dados está acontecendo desde fevereiro deste ano e atinge 8 milhões  de famílias.

A atualização cadastral é importante para assegurar que as famílias recebam os benefícios dos programas sociais aos quais tem direito.

O que acontece  se eu não fizer a atualização?

O Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem são exemplos de programas que usam os dados do CadÚnico para  a inclusão de famílias.

Existem dois tipos. Uma delas é a Revisão Cadastral. Neste processo, as famílias são convocadas a atualizar os dados caso estejam há mais de dois anos sem fazer isso, ou tenham tido alguma mudança em sua composição de renda.

Como funcionam as atualizações?

Já a Averiguação Cadastral é quando as informações são verificadas a partir de um cruzamento de dados com outros registros federais. Se nesse processo forem identificadas inconsistências, a família deve comprovar que segue cumprindo os critérios  de elegibilidade ao  Auxílio Brasil.

🗓️ Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão em Revisão Cadastral, terão até 14 de outubro para atualizar as informações. Antes, o prazo venceria nesta sexta-feira, dia 15. 📝 Já as famílias em Averiguação Cadastral, ganharam prazo extra  até 12 de agosto.

Como fica o novo cronograma?

Se você foi convocado para averiguação e revisão de dados, deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único no seu município.

Não sabe como se inscrever no Cadastro Único?

Não sabe como se inscrever no Cadastro Único? 

☝🏾