6 Dicas para escolher criptomoedas

Já existem quase 19 mil moedas digitais em circulação. Por isso, escolher criptomoedas para comprar pode ser um desafio.

Veja dicas para tomar uma boa decisão.

Criptomoeda é o nome genérico para moedas digitais descentralizadas. Em outras palavras, as criptomoedas só existem na internet.

Elas são uma espécie de dinheiro virtual descentralizado, ou seja, não existe um órgão ou governo responsável por intermediar, controlar ou autorizar as emissões e transações dessas moedas. Quem faz tudo isso são os próprios usuários.

Criptomoedas são ativos de alto risco, por isso é preciso cautela e informação para entender como escolher uma delas para comprar. Confira, a seguir, 6 dicas para escolher moedas digitais.

1. Pesquise muito

Comprar criptomoedas exige muita pesquisa. Reserve um tempo para conhecer todos os detalhes. Vale, inclusive, começar a pesquisa pelas mais conhecidas, como o bitcoin e ether (criptomoeda oficial da rede Ethereum).

2. Quem está por trás da cripto?

Procure saber se há uma empresa por trás, quais os motivos para a criação da cripto etc. Utilize os sites oficiais das moedas para buscar essas informações. Uma dica é ler o que os especialistas desse mercado estão comentando em grupos especializados e redes sociais.

Criptomoedas são mais do que moedas digitais. Uma boa criptomoeda precisa oferecer uma tecnologia com potencial de solucionar algum problema ou mexer com algum mercado. Quanto mais importante for a função da moeda, mais pessoas irão usá-la e maior será o potencial de ganhos no longo prazo.

3. Qual tecnologia a moeda digital oferece?

4. Não se apegue só à valorização

Não se apegue apenas ao histórico de valorização das criptos. Retornos passados não garantem rentabilidade futura. Por isso, comece aos poucos, com pequenas quantias, e não se esqueça de construir antes a sua reserva de emergência, que é aquele valor que poderá ser usado para imprevistos.

5. Verifique a capitalização de mercado

A capitalização de mercado de uma cripto é o preço de cada moeda multiplicado pela quantidade de ativos disponíveis. Esse valor é um indicativo de certa maturidade de uma cripto no mercado. Mas não é – e nem deve ser – o único critério.

6. Leve em conta o seu perfil

Criptomoedas são ativos de alto risco, com grande variação nos preços e sem garantia de retorno. Elas são indicadas para pessoas com perfil de investidor mais agressivo. Então reflita bem antes de colocar o seu dinheiro em moedas digitais e verifique se elas estão adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos.

Quer saber mais sobre como comprar criptomoedas com segurança?

👆🏼