Dia do Cliente:
4 dicas para
se proteger
de golpes 
na internet

Dia do Cliente:
4 dicas para
se proteger
de golpes 
na internet

Pensando em aproveitar as promoções e descontos? Siga estes passos para não cair em golpes e fraudes.

O Dia do Cliente é celebrado todos os anos em 15 de setembro e muitos lojistas costumam usar a data para presentear clientes com ofertas especiais.

Vai uma promo aí?

O problema é que a ocasião também pode ser chamariz para fraudes, golpes e outros crimes digitais, em que criminosos se passam por lojistas ou prestadores de serviços para roubar dinheiro e dados sensíveis das vítimas.

Existem alguns cuidados que você pode tomar para aproveitar descontos e fazer suas compras em segurança. Confira:

Antes de fechar o carrinho, certifique-se que o site por onde você está realizando a compra é mesmo confiável. Uma forma 
de fazer isso é 
analisando a URL.

1. Compre em
sites seguros

Sites com endereços seguros costumam ter um símbolo de cadeado no topo esquerdo do navegador de internet, bem no começo da barra de endereço, seguido pelo código https://.

Vai fazer uma compra no crédito? Use o cartão virtual. Caso você tenha algum problema no site ou desconfie que seus dados foram expostos, é possível apagar esse cartão virtual em segundos, no próprio aplicativo do seu banco, sem precisar cancelar o cartão físico.

2. Use um
cartão virtual

Antes de realizar um depósito ou fazer um Pix, tenha clareza sobre os dados do lojista ou prestador de serviço. Se você está fechando negócio em uma empresa que tem CNPJ mas forneceu a conta de uma pessoa física, cuidado.

3. Tenha atenção com informações bancárias

Imagine a situação: uma empresa te ofereceu um cupom de desconto imperdível, mas só pode liberá-lo caso você forneça informações como a senha do seu cartão de crédito. Se isso acontecer, cuidado: pode ser pishing.

4. Cuide dos 
seus dados

Nessa modalidade, os criminosos fazem com que a própria vítima forneça seus dados, sem perceber que está sendo enganada. Na dúvida, não forneça nenhuma informação até ter a garantia de que está mesmo conversando com uma empresa confiável.