Pular navegação

Nucoin: tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital do Nubank

A moeda digital garantirá benefícios e vantagens aos clientes, como cashback e bilhetes para participar de sorteios que darão prêmios em dinheiro.

Vista das costas de uma mulher negra sentada de pernas cruzadas, com um celular na mão direita e visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, com sua mão esquerda segura uma bolinha de tênis roxa, ao fundo e desfocado um cachorro de pequeno porte sentado no chão olhando para a bolinha.

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Para isso, desenvolvemos produtos e serviços simples, que atendem aos diferentes momentos de vida dos nossos clientes, e que acompanham a evolução do mundo digital. Foi pensando nisso que criamos o Nucoin, a moeda digital própria do Nubank. 

Nossos clientes começam a receber os seus Nucoins de forma gratuita. Se eles ainda não aparecem para você, não se preocupe. Estamos liberando os Nucoins aos poucos. Mantenha seu aplicativo atualizado. Com o Nucoin, queremos ir além do Nubank Cripto, a função para comprar e vender criptomoedas no aplicativo. 

Entenda abaixo tudo sobre a moeda digital do Nubank, quem vai recebê-la, os benefícios e como acumular mais Nucoins para ter mais vantagens. 

O que é o Nucoin?

O Nucoin é a moeda digital própria do Nubank e fará parte de uma prateleira de recompensas para os nossos clientes. Ou seja, aqueles que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens.

Além disso, nos próximos meses, a ideia é que os clientes possam comprar e vender Nucoins entre si no aplicativo do Nubank. 

Para saber detalhes sobre a nossa moeda digital, acesse o litepaper do Nucoin aqui. Um litepaper é uma versão menos técnica de um whitepaper – documento conhecido no mundo das criptomoedas e que traz informações técnicas sobre uma moeda digital.

https://www.youtube.com/watch?v=n0BTsi-wBos

O Nucoin é uma criptomoeda?

O Nucoin é um token. Um token representa no mundo digital itens no mundo real, como mercadorias, contratos ou direitos. Ele dará direito a vantagens aos clientes que tiverem esse ativo na carteira. Mas nossa moeda digital também pode ser chamada de criptomoeda, porque cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumido e não tem data de validade. 

Além disso, o Nucoin é criado com a tecnologia blockchain – que significa “corrente de blocos”, em português – e que é a tecnologia por trás das criptomoedas. Uma rede blockchain funciona como uma espécie de banco de dados. 

Nesse sistema, é possível fazer transações de ativos digitais (como documentos e as próprias criptomoedas) sem intermediários, de qualquer lugar do mundo e de uma forma transparente. Dentro de uma blockchain, as informações enviadas são como pedaços de código que são checados, validados e “trancados” dentro de blocos. Uma vez lá dentro, essas transações não podem mais ser alteradas. 

Como o Nucoin é criado?

Existem diversas redes blockchain no mundo das criptomoedas. E um dos aspectos que diferencia uma rede blockchain da outra é a forma como os dados são validados dentro dela. Existem diferentes tipos de validação. O Nucoin usa o sistema chamado Prova de Autoridade (PoA). Neste caso, vários participantes confiáveis da rede processam e validam as transações. 

Diferentemente de outras formas de processamento, como o PoW (proof of work, usado pelo bitcoin, por exemplo), o PoA precisa de menos energia para validar as transações – o que o torna mais ambientalmente sustentável. 

A criação do Nucoin é ainda mais sustentável por usar a Polygon, que é uma tecnologia blockchain escalável, acessível, segura e sustentável, e uma das maiores blockchains do mundo. A tecnologia da Polygon é neutra em carbono.

Os clientes também fazem parte do processo de criação do Nucoin: mais de 2 mil membros da NuCommunity, o canal de diálogo entre clientes e o Nubank, participam de um grupo fechado e exclusivo, criado em outubro de 2022, focado em criar as dinâmicas e vantagens da moeda digital.

Comunidade do Nucoin escolheu a cara da moeda digital do Nubank

Quem vai receber os Nucoins? 

Recebem a moeda digital do Nubank todos os clientes pessoa física que têm uma conta do Nu no Brasil, com idade acima de 18 anos e que moram no país. Para receberem seus Nucoins, os clientes precisam se inscrever no programa de recompensas da nossa moeda digital no aplicativo.

É que os clientes podem aceitar ou não receber as moedas digitais. Aqueles que aceitarem receberão os Nucoins de forma gratuita e participarão de um programa de recompensas. Ainda em 2023, quem não quiser fazer mais parte do programa pode vender suas moedas digitais.

Quantos Nucoins os clientes vão receber? 

Os consumidores que seguirem os critérios descritos acima recebem Nucoins de duas formas. A primeira é um valor inicial, que vamos enviar aos nossos clientes de forma gratuita. 

Essa quantidade inicial de moedas digitais dependerá do nível de relacionamento que cada cliente tem com a gente. Mas todos receberão, pelo menos, 50 Nucoins.

Queremos presentear com mais Nucoins aqueles que estão com o Nubank há mais tempo, que nos ajudam a ser uma das marcas mais amadas do país e que se engajam mais com nossos produtos e serviços. Confira os critérios: 

  • Tempo de relacionamento com o Nubank: quanto mais antigo o cliente é, mais Nucoins ele vai receber; 
  • Recomendação: o cliente que recomendou e trouxe os amigos para o Nubank também vai ganhar mais Nucoins; 
  • Participação na NuCommunity: os clientes que participam ativamente da nossa comunidade também garantem mais moedas digitais no aplicativo;
  • Participação no grupo do Nucoin: os mais de 2 mil clientes que fazem parte da comunidade fechada do Nucoin receberão moedas por nos ajudar a criar esse projeto.

A segunda forma de ganhar Nucoins é usando os cartões roxinho e Ultravioleta (na função crédito ou débito) ou comprando criptomoedas com o Nubank Cripto, a função de comprar e vender criptomoedas do app do Nubank. A quantidade de Nucoins recebida, nestes casos, dependerá do nível do cliente dentro do programa de recompensas. Conheça os níveis a seguir.

Como congelar Nucoins?

Ao todo, o Nucoin terá sete níveis, que funcionam como se fossem um jogo: os clientes que avançarem de nível terão mais moedas digitais e, por consequência, mais benefícios. 

Para mudar de nível, além de ter mais Nucoins, o cliente precisa congelar suas moedas digitais durante, pelo menos, seis meses – nesse período, você não poderá vender e nem usar os seus Nucoins. 

É possível congelar quantos Nucoins você quiser. Em outras palavras, você pode escolher quantas criptomoedas congelar e quantas vender. No entanto, apenas moedas digitais congeladas são consideradas na contagem para definir o nível do cliente dentro do programa.

Quais são os níveis do Nucoin?

Confira a quantidade de Nucoins congelados de cada nível: 

  • Nível 1: abaixo de 50 Nucoins congelados
  • Nível 2: de 50 até abaixo de 150 Nucoins congelados
  • Nível 3: de 150 até abaixo de 750 Nucoins congelados
  • Nível 4: de 750 até abaixo de 2.500 Nucoins congelados 
  • Nível 5: de 2.500 até abaixo de 50 mil Nucoins congelados 
  • Nível 6: de 50.000 até abaixo de 500 mil Nucoins congelados
  • Nível 7: acima de 500 mil Nucoins congelados 

Por exemplo: você tem um total de 150 Nucoins, mas congelou apenas 50. Neste caso, você está no Nível 2 do programa, porque tem 50 moedas congeladas, e não no Nível 3 que requer 150 Nucoins congelados. No entanto, neste exemplo, você pode congelar seus 100 Nucoins adicionais a qualquer momento para subir para o Nível 3.

Como todos os clientes elegíveis ao programa vão receber, pelo menos, 50 Nucoins, todos começam no Nível 2, se congelarem as 50 moedas digitais recebidas.

Quais os benefícios do Nucoin?

Os benefícios do Nucoin dependem do nível do cliente no programa. Confira abaixo quais são eles:

Cashback em Nucoin 

Quem fizer parte do programa terá cashback em Nucoins a cada real gasto com a função débito ou crédito dos cartões roxinho ou Ultravioleta; e a cada real usado para comprar criptoativos usando o Nubank Cripto. Recebem esse cashback os clientes do Nível 2 ao 7. Quanto maior o nível, maior será o retorno. Confira o retorno em Nucoins a cada real gasto por nível:

  • Nível 1: 0,00 Nucoin
  • Nível 2: 0,01 Nucoin
  • Nível 3: 0,02 Nucoin
  • Nível 4: 0,04 Nucoin 
  • Nível 5: 0,07 Nucoin 
  • Nível 6: 0,30 Nucoin 
  • Nível 7: 1,00 Nucoin 

Participação em sorteios 

Com o Nucoin, os clientes podem participar de sorteios que darão prêmios em dinheiro. A cada 50 Nucoins acumulados e congelados, os clientes ganham 1 bilhete para participar do sorteio, com um limite de 50 bilhetes por cliente.

Ao todo, serão 20 sorteios de R$ 10 mil e um grande sorteio de R$ 1 milhão. 

Para participar do sorteio, os clientes precisam congelar Nucoins. O período de congelamento dura pelo menos seis meses. Nesse período, você não poderá vender suas moedas digitais. 

Confira aqui todos os detalhes sobre os sorteios do Nucoin

Benefícios com parceiros 

Estamos criando uma rede de parceiros e recompensas adicionais para os nossos clientes que possuem Nucoins. Estas novidades serão anunciadas ao longo de 2023.

Participação na construção do Nucoin 

Antes de disponibilizar a moeda digital no aplicativo, criamos um grupo fechado com mais de 2 mil clientes da NuCommunity, que nos ajudaram a moldar os benefícios até aqui. Agora, os clientes vão poder participar de uma comunidade parecida, onde será possível contribuir com o desenvolvimento futuro do Nucoin.

Nucoin só pode ser negociado pelo app do Nubank

No caso do Nucoin, que é a moeda digital do Nubank, as negociações são realizadas exclusivamente pelo nosso aplicativo, sempre com o código NCN.  Ou seja, se você se deparar com alguma oferta de uma criptomoeda chamada Nucoin em qualquer outra plataforma que não seja o app do Nu, trata-se de um golpe. 

Como ganhar mais Nucoins?

Os clientes acumulam mais Nucoins ao usar as funções débito ou crédito dos cartões roxinho e Ultravioleta. Também é possível ganhar mais moedas digitais a cada real usado para comprar criptoativos com o Nubank Cripto.

A quantidade de Nucoins recebida a partir dessas transações varia de acordo com o nível do cliente, como você conferiu acima.  

No vídeo abaixo, entenda mais sobre o Nubank Cripto: 

https://www.youtube.com/watch?v=wIu1lrA7kPI

Qual o valor do Nucoin? 

Por enquanto, não é possível definir um preço do Nucoin. Quando a opção de comprar e vender Nucoins estiver disponível, esse preço vai oscilar de acordo com a oferta e a demanda – assim como acontece no mercado de criptomoedas.

A oferta da Nucoin será limitada, uma vez que será emitido um número fixo da moeda. A demanda vai depender de quantos clientes vão aderir ao programa e acumular ou comprar Nucoins. Isso faz com que o preço flutue no mercado: quanto mais clientes quiserem ter Nucoins, dada uma certa quantidade disponível, maior será o preço.

Entenda o que faz o preço de uma moeda digital subir ou cair.

No vídeo abaixo, entenda melhor o que são criptomoedas e como elas funcionam: 

https://www.youtube.com/watch?v=0Nf1t_HJSxQ&t

Quando será possível comprar e vender os Nucoins?

Nossa expectativa é lançar a opção de compra e venda de Nucoins ainda no primeiro semestre de 2023. Não se preocupe: avisaremos no app e em nossos canais quando essa opção estiver disponível.

O Nucoin tem validade? 

Não. Os Nucoins não expiram e cabe a você decidir se deseja manter e armazenar seus Nucoins para usar depois, congelá-los para subir de nível, gastá-los ou trocá-los com outros usuários por dinheiro e outros ativos digitais.

A quantidade de Nucoins é limitada? 

Sim. A quantidade máxima de Nucoins no mercado será de 100 bilhões. Esse valor já está criado, mas será distribuído aos poucos. Além de ser disponibilizado como recompensa para os nossos clientes, o Nucoin também será distribuído para empresas que quiserem incluir a moeda digital em seus programas de benefícios no futuro. Esta distribuição às empresas será feita gradualmente ao longo de vários anos.

Só é possível ter Nucoins no Nubank? 

Por enquanto, sim. Mas a ideia é que outras empresas façam parte da Rede Nucoin e passem a oferecer a moeda digital em seus programas de fidelidade. Em contrapartida, elas devem oferecer benefícios a quem tiver o Nucoin.

E são as pessoas que têm a moeda digital que escolhem com quais marcas do ecossistema querem interagir. 

Onde encontrar os Nucoins no aplicativo?

Você pode acessar o programa do Nucoin na aba de Planejamento do seu aplicativo –a segunda aba, que é identificada por um cifrão ($) – ou abaixo dos dados da sua conta na seção de perfil, dependendo da versão do seu aplicativo.

Quer conhecer mais sobre o mundo das criptomoedas? Acesse nossa página especial.

Leia também 

Nubank Cripto: tudo o que você precisa sobre a nova função do aplicativo

Respondemos as principais dúvidas sobre o Nubank Cripto

Grande aposta, tendência ou modismo: entenda o impacto das criptomoedas no presente e no futuro

Dicionário das criptomoedas: 34 termos e palavras que você precisa saber

Aviso importante sobre os sorteios do Nucoin 

NU PAGAMENTOS S.A. - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO. Promoção válida de 09/01/2023 a 31/10/2023. Título de pagamento único da modalidade incentivo emitido pela Bradesco Capitalização S/A, CNPJ/MF nº 33.010.851/0001-74, Processo SUSEP nº 15414.639227/2022-79. Premiação: 20 prêmios no valor de R$ 10.000,00 e 1 (um) prêmio no valor de R$ 1.000.000, líquidos de imposto de renda, conforme legislação em vigor. Imagens meramente ilustrativas. Regulamento no Aplicativo Nubank. Antes de contratar consulte as Condições Gerais e as características essenciais em http://www.susep.gov.br/menu/consulta-de-produtos-1. Dúvidas sobre a promoção podem ser esclarecidas através dos Canais Oficiais do Nubank.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.