Pular navegação

Block explorer do Nucoin: saiba o que é, para que serve e como acessar a ferramenta

O Nucoin Explorer é um painel online com informações públicas e seguras sobre vários indicadores do token do Nubank, com atualização em tempo real.

Block explorer - imagem mostra um homem negro vestindo uma malha bege. Ele está sentado em uma mesa, usa um lap top e olha para o lado.

O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de desenvolver produtos e serviços que acompanham a evolução do mundo digital e que garantam benefícios para as pessoas. Foi por isso que criamos o Nucoin, um programa de fidelidade que recompensa os clientes que usam os produtos do Nu por meio da distribuição do nosso token de utilidade, também chamado Nucoin. A partir de agora, todas as informações sobre o token poderão ser acessadas de uma forma ainda mais transparente a partir de um block explorer criado exclusivamente para o Nucoin.

Block explorer é o nome dado a uma ferramenta que possibilita acompanhar, explorar e checar várias informações sobre uma blockchain específica. No caso do Nucoin Explorer, o painel terá informações públicas e seguras sobre vários indicadores do token do Nubank, com atualização em tempo real. 

Confira, a seguir, como funciona o block explorer do Nucoin e saiba como acessar a ferramenta.

O que é o block explorer do Nucoin?

O block explorer do Nucoin, também chamado de Nucoin Explorer, é uma ferramenta criada para dar mais transparência e visibilidade sobre o nosso programa de benefícios. Com ela, é possível acessar informações sobre o uso do Nucoin, como número de carteiras, transações e dados de negociação, como preço e liquidez.

"O Nucoin explorer é mais uma etapa de evolução do Nucoin, garantindo maior transparência aos usuários do programa de fidelidade, que são os verdadeiros donos dos Nucoins e que podem acompanhar o funcionamento do programa de forma jamais feita no mercado de fidelidade”, diz Fernando Czapski, gerente-geral do Nucoin.

“Além disso, pela primeira vez mostramos ao público o quanto nosso ecossistema já cresceu, atingindo mais de 13 milhões de usuários cadastrados – cada um com seu próprio endereço de carteira na blockchain – em apenas 8 meses após o seu lançamento", completa.

O que é blockchain mesmo?

Blockchain (“corrente de blocos”, em português) é a tecnologia por trás dos criptoativos, como criptomoedas e tokens, incluindo o Nucoin.

Uma rede blockchain funciona como uma espécie de banco de dados. Nesse sistema, é possível registrar dados de maneira descentralizada. Um exemplo são as transações de ativos digitais (como documentos e as próprias criptomoedas), que podem ser efetuadas de uma forma mais eficiente e transparente. 

Dentro de uma blockchain, as informações enviadas são como pedaços de código que são checados, validados e “trancados” dentro de blocos. Uma vez lá dentro, essas transações não podem mais ser alteradas. 

Clique aqui para ler uma explicação simples sobre blockchain

Como funciona o block explorer do Nucoin?

As informações no block explorer do Nucoin ficam agrupadas em três temas principais. Confira o que você poderá checar em cada um deles. 

Visão geral 

Na área de Visão Geral, será possível acompanhar as seguintes informações:

  • Preço atualizado do Nucoin;
  • Número de clientes ativos;
  • Quantidade de transações realizadas;
  • Número de blocos processados pela blockchain;
  • Tempo de processamento entre esses blocos;
  • Gráfico do número de transações por dia.

Dados de Negociação

Esta seção da ferramenta mostra o preço médio do Nucoin por dia e o valor total de nosso pool de liquidez, ou seja, o valor total combinado de reais e Nucoins que estão disponíveis dentro para viabilizar operações de compra e venda naquele momento.

Distribuição

Em Distribuição, os usuários vão acompanhar o número de Nucoins distribuídos ou reservados para diferentes patrocinadores (atualmente o Nubank é o único patrocinador, mas teremos novidades em breve), divididos em:

  • Patrocinadores: onde é possível acompanhar quem são os patrocinadores do Nucoin, o total distribuído para cada patrocinador, o total congelado pelos clientes junto àquele patrocinador, a última concessão e o total que aquele patrocinador tem disponível a ser distribuído aos seus clientes;
  • Reserva Diária dos Patrocinadores: mostra detalhes sobre os Nucoins que são diariamente distribuídos para patrocinadores ou queimados (processo para reduzir a oferta do ativo no mercado);
  • Reserva Inicial dos Patrocinadores: mostra detalhes sobre os Nucoins já comprometidos com cada patrocinador;
  • Reserva Administrativa de Nucoins: mostra detalhes sobre os Nucoins que são utilizados para viabilizar o desenvolvimento e a evolução do projeto.

Como acessar o block explorer do Nucoin?

O block explorer do Nucoin está disponível em um site próprio. Para acessar, basta clicar aqui

Lembrando que essa é a primeira versão do Nucoin Explorer. Por isso, ela deve receber atualizações com novas funcionalidades ao longo do tempo. 

"Sabemos que ainda temos muito pela frente para aumentar a transparência da nossa blockchain como, por exemplo, disponibilizar consultas a carteiras e transações individuais. Estamos trabalhando nisso e vamos continuar evoluindo a plataforma gradualmente ao longo dos próximos meses", reforça Fernando Czapski.

O que é o Nucoin?

O Nucoin é um programa de fidelidade cuja principal recompensa é o token de mesmo nome. 

Para participar do programa, basta ter uma conta do Nubank e fazer a adesão no aplicativo do Nubank gratuitamente. Como recompensa inicial, todos os clientes ganham, no mínimo, 50 Nucoins, sem qualquer custo.

A partir daí, os clientes recebem Nucoins em todas as compras realizadas em um dos nossos cartões de crédito e débito, e toda vez que fizerem alguma compra com o Nubank Cripto

Além disso, o Nubank está construindo uma rede de benefícios e vantagens. No futuro, diferentes marcas, além do Nubank, poderão usar o Nucoin em ofertas e programas de fidelidade para seus clientes.

O programa do Nucoin tem sete níveis de fidelidade, que funcionam como se fossem um jogo. Quem avança de nível tem mais benefícios e recompensas, como receber de volta mais Nucoins, ou ainda trocar seus Nucoins por dinheiro. 

Para mudar de nível, além de ter mais Nucoins, é preciso congelar os seus tokens no aplicativo. Quando você faz isso, não consegue usar seus Nucoins por, pelo menos, seis meses.  

Para saber detalhes, acesse o litepaper do Nucoin aqui. Um litepaper é uma versão menos técnica de um whitepaper – documento conhecido no mundo das criptomoedas e que traz informações técnicas sobre esse tipo de ativo.

Leia também:

Tudo sobre o Nucoin, o criptoativo próprio do Nubank

Como ganhar mais Nucoins?

Nubank Cripto: tudo o que você precisa sobre a nova função do aplicativo