O que são bitcoins?

O que são bitcoing?

Entenda como funciona a mais famosa das moedas digitais. 

19 de dezembro de 2020

Você provavelmente já ouvir falar sobre bitcoin, a moeda virtual que fez algumas pessoas ganharem muito dinheiro – e algumas perderem outro tanto.

O bitcoin é a mais famosa das criptomoedas – moedas digitais. Isso significa que ele não possui cédulas ou notas: ele existe somente na internet, como código. 

Ele foi a primeira moeda descentralizada do mundo. Isso significa que ele não é regulado por governos, bancos ou empresas: é possível comprar, enviar e receber bitcoins sem nenhum intermediário

Mas então.. quem emite os bitcoins?Um código. De forma bem simplificada, os criadores do bitcoin fizeram um sistema no qual as moedas são emitidas por meio da chamada “mineração” feita por computadores. 

Imagine uma mineração no mundo real: quem chega primeiro e cava mais, consegue mais ouro, certo? No mundo do bitcoin, essa corrida é virtual e os mineradores são máquinas que resolvem problemas.
O prêmio são pedaços de códigos – os bitcoins.  

Mas essa mineração é eterna? Não! É limitada. Diferentemente  de outras moedas, que podem ser emitidas conforme a necessidade, o bitcoin foi criado para que somente 21 milhões de moedas possam ser emitidas. 
Até 2019, estima-se que havia 18 milhões emitidos

O bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, o blockchain: um banco de dados onde são registradas todas as transações bitcoin entre os participantes da rede.

Ou seja: não é bagunça. Embora seja possível comprar e vender bitcoins de forma anônima, existe um sistema que registra todas as transações. 

A transmissão das informações em blockchain acontece de forma criptografada. De forma bem simplificada, criptografia é um modo de embaralhar uma informação para que somente quem tem o código – também chamado de “chave” – consiga decifrá-la.

A criptografia é uma técnica bastante comum e usada na internet para proteger a transmissão de informações. Ela não é exclusividade das moedas digitais – mas é dela que veio o nome “criptomoedas”. 

Qual o valor do bitcoin? Quem decide isso?

O bitcoin, como qualquer outra moeda, sofre variações diárias e segue a lei da oferta e da demanda – ou seja, quanto mais pessoas querendo, mais caro fica e vice-versa.

Mas, ao contrário de outras moedas, ele apresenta uma oscilação muito grande e pode variar, em um único dia, até 20%. Isso acontece por dois motivos principais: o fato de o bitcoin ser limitado e a alta demanda pela moeda.

Em resumo: como qualquer investimento, a melhor estratégia para quem pensa em comprar bitcoins é começar buscando mais informações.