3 de março de 2021

Disponível para Android e iOS, o aplicativo foi criado como mais uma opção para os declarantes do IR de Pessoa Física.

Como usar o app Meu Imposto de Renda?

A declaração do IR 2021 começou em 1º de março – e utilizar o app Meu Imposto de Renda pode ajudar a tornar essa tarefa mais fácil.

Disponível para Android e iOS, o app Meu Imposto de Renda foi criado pela Receita Federal como mais uma opção para os declarantes do IR de Pessoa Física.

E o que dá pra fazer pelo app Meu Imposto de Renda?De acordo com a Receita Federal, os serviços disponíveis são →

👉🏼 Preenchimento e entrega de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – originais e retificadoras.

👉🏼 Consulta de pendências (malha fina) e de débitos relacionados ao Imposto de Renda e geração do DARF para quitar o imposto devido.

👉🏼 Notificações sobre o processamento da declaração.

👉🏼 Acesso ao Perguntão IRPF, um guia com perguntas e respostas sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física.

👉🏼 Acesso a outros serviços e aplicativos da Receita Federal.

Além disso, a Receita anunciou três novidades para o app em 2021:👉🏼 Possibilidade de informar ganhos líquidos em Renda Variável com ações à vista e com Fundos de Investimento Imobiliário (FII);👉🏼 Versão do app acessando novo aplicativo do carnê-leão;👉🏼 Acesso permitido com conta gov.br (além de código de acesso e certificado digital).

Como usar o app Meu Imposto de Renda?

O primeiro passo é baixar a versão compatível com seu aparelho celular – Android ou iOS.

Depois, segundo instruções do próprio aplicativo, é necessário informar o CPF do contribuinte, a data de nascimento e um código de segurança (exibido no próprio app).

Caso essas informações estejam corretas, surge uma lista com as declarações dos últimos cinco anos e a situação de cada uma.

Já para declarar o Imposto de Renda, é necessário criar uma palavra-chave. Dessa forma, é possível recuperar, em outro dispositivo (como computador ou tablet), as informações preenchidas no celular.

Com isso, dá para começar a declaração pelo celular e terminar em outro dispositivo depois.

Ainda, dá para usar as opções de impressão no app para gerar e salvar os PDFs do recibo de entrega, declaração e, se for o caso, o DARF para o pagamento do imposto devido. Os arquivos também podem ser compartilhados.

A declaração do IR 2021 começou em 1º de março. Veja o que você precisa saber.

👆🏼