Vale a pena comprar eletrônicos na Black Friday?

27 de novembro de 2020

Hoje é mesmo o melhor dia ou vale esperar a Cyber Monday?

Nessa sexta-feira, 27 de novembro, acontece a Black Friday - data em que as lojas oferecem grandes descontos.  Em 2019, a média de descontos foi de 42%, segundo o PayPal.  Um levantamento da Provokers/Google aponta que nessa data, os eletrônicos são os itens mais buscados.

Mas vale a pena comprar eletrônicos na Black Friday? E a Cyber Monday? E o Natal?

A Black Friday vale ou não a pena?

A resposta é que depende do item que você deseja comprar. O recomendado é, antes de tudo, checar o histórico de preços do eletrônico desejado em buscadores, como Zoom e Buscapé, e verificar se não houve aumento de preço nas vésperas da Black Friday. Se não houve queda no preço nessa sexta-feira, é fato: não vale a pena comprar na Black Friday.

Se for fazer uma compra parcelada, preste atenção no valor e na quantidade de parcelas. Além disso, certifique-se de elas estão dentro do seu orçamento e se programe para pagá-las mês a mês. Você sabia que, com o cartão de crédito Nubank, o cliente pode antecipar as parcelas e, dessa forma, ter desconto? Clientes Nubank já economizaram R$ 20 milhões com a função Antecipar Parcela Se quiser ter um limite um pouco maior do que o pré-aprovado em seu app, é possível fazer um pagamento antecipado da sua fatura. Assim, você terá um valor adicional para gastar durante a Black Friday.

A data focada nos descontos em eletrônicos, acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday - neste ano, dia 30 de novembro. Considerando estimativas de que as vendas na Black Friday não serão tão fortes neste ano devido à pandemia, é provável que lojistas ofereçam melhores descontos nesses itens na segunda-feira. Mas vale lembrar: existe o risco de, na Cyber Monday, alguns produtos não estarem mais em estoque.

Cyber Monday? Oi?

Em 2019, o número de ofertas da Black Friday foi maior do que no período que antecede o Natal.  Além disso, a Black Friday hoje é a data que marca o início da temporada de compras de Natal. A tendência, portanto, é de que a Black Friday seja uma data mais vantajosa que o Natal em termos de descontos e ofertas.

E o Natal?

A verdade é que não dá para garantir ou afirmar qual data terá os melhores preços. Normalmente, a Black Friday apresenta mais descontos, mas não se sabe se isso se repetirá no cenário de pandemia.  Veja, a seguir, dicas de como aproveitar melhor a Black Friday.

Afinal, o que fazer?

As dicas para encontrar os melhores preços na Black Friday são: - Ative alarmes e notificações nos principais buscadores de preços; - Saiba o que deseja comprar e qual é o preço médio daquele eletrônico; - Tenha um valor determinado pelo qual você está disposo a pagar por aquele item; - Lembre-se que muitas varejistas prorrogam a Black Friday para além da sexta-feira - muitas vezes, até dezembro.

Encontrando os melhores preços