Tudo encareceu, e agora?

19 de outubro de 2021

Tem como reduzir os gastos do mercado? E o que fazer com a gasolina? Veja algumas dicas.

As compras do mês ficaram mais caras. No último ano, o preço de itens básicos, como óleo de soja, mandioca e açúcar, subiu até 75,7% – e a carne vermelha chegou a ter alta de quase 30%.

Mas não foi apenas o mercado que encareceu. O combustível, que custava em média R$ 4,62 em 2020, agora pode chegar a R$ 7 – e a Energia elétrica ficou 20,86% mais cara no último ano.

E o que fazer em meio a tanta coisa? É difícil falar que seguir um simples passo passo será a solução de tudo. Mas, a seguir, veja dicas que podem ajudar a lidar com alguns pontos.

Como lidar com a conta de luz mais cara?

Básico: sempre que possível, aproveitar a luz natural e evitar acender as lâmpadas. 

Não é mito: se você não estiver usando o equipamento, tirá-lo da tomada ajuda a economizar energia. Ainda que pouco, os equipamentos conectados à tomada, mesmo desligados, consomem energia elétrica.

Como lidar com a gasolina nas alturas?

De forma objetiva, a melhor saída na hora de economizar combustível é usar o transporte público. Agora, para você que precisa usar o carro e não tem outra saída, uma dica é acelerar menos. Use marchas mais leves se possível – que reduzem o RPM que aparece no conta-giro do veículo.

Além disso, alguns dos principais postos de gasolina do Brasil possuem programas de fidelidade por meio de seus aplicativos. Eles te ajudam a economizar na hora de abastecer.

Como lidar com a conta do mercado que não fecha?

Não dá para simplesmente trocar o arroz e o feijão por outros alimentos, mas é possível variar as combinações desses alimentos, substituindo-os por outros que estejam mais baratos naquela semana, ou em promoção. 

Você tem condições de pesquisar? Ir atrás de preços diferentes? Se sim, essa é a saída ideal no caso dos alimentos.

Dicas como essas te ajudam a identificar pequenos hábitos do dia a dia que podem ser mudados, controlando o orçamento de uma forma mais saudável e impactando menos o seu bolso. 

Veja mais dicas de como lidar com a alta dos preços

👆🏼