Tem um negócio? Tire suas dúvidas sobre como receber pelo Pix

16 de fevereiro de 2021

Alguns empreendedores ainda ficam confusos com o novo meio de pagamentos instantâneos. Veja as respostas para as principais perguntas.

De todas as transações do Pix, menos de 7% acontece entre pessoas físicas e empresas, de acordo com dados do Banco Central.

Mas a verdade é que receber pelo Pix tem várias vantagens – tanto para o empreendedor quanto para o cliente.

Se você quer entender como os pagamentos instantâneos funcionam e podem ajudar seu negócio, confira as respostas para dúvidas bem comuns a seguir.

1. Como funciona o Pix?

Pix é um novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que permite transferências e pagamentos em tempo real – independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira.

2. Como receber pelo Pix?

📱Gerar um QR Code para ser compartilhado com o pagador;
🔑 Informar uma chave Pix – um tipo de apelido utilizado para identificar a conta de uma pessoa nas transações do Pix, que pode ser CNPJ ou CPF, email, número de telefone celular ou chave aleatória;
📜 Informar os dados da conta – como acontece num TED ou DOC.

3. Quais as vantagens do Pix para empresas?

⏰ Os pagamentos do Pix são instantâneos;
🗓 As transações podem ser feitas em qualquer dia e horário – incluindo feriados e finais de semana;
💸 Os custos podem ser menores – no Nubank, por exemplo, Pix é gratuito para clientes PJ;
📊 As operações ficam todas documentadas e são fáceis de serem consultadas.

4. Pix é seguro?

As transações do Pix contam com as mesmas medidas de segurança já adotadas nas transações de TED e DOC, por exemplo – como forma de autenticação e criptografia.

Além disso, também existem as camadas de segurança dos próprios apps dos bancos, como senha e biometria.

4. Pix é seguro?

Quanto às informações pessoais dos usuários, o Banco Central garante que todas elas são protegidas pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar nº 105, e também pela Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020.

4. Pix é seguro?

5. As transações do Pix são mais fiscalizadas do que as de TED e DOC?

Não! Tanto as transações do Pix quanto as de TED e DOC são protegidas pelo sigilo bancário, de acordo com o Banco Central. Isso significa que as autoridades só podem ver o que os usuários estão movimentando com uma ordem judicial ou procedimento administrativo.

6. O Pix realmente não tem taxa?

Não é bem assim! De acordo com o Banco Central, o Pix deve, sim, ser gratuito para pessoas físicas e MEIs nas seguintes situações:📱 Fazer um Pix usando canais digitais – como app ou internet banking – para transferências ou pagamento de compras;💸 Receber um Pix para transferências.

Em todas as outras situações, o Pix pode ser cobrado. A tarifação, no entanto, é de responsabilidade das instituições que oferecem as transações instantâneas.No Nubank, por exemplo, o Pix é  gratuito também para pessoas jurídicas.

6. O Pix realmente não tem taxa?

7. É possível desfazer um Pix enviado para uma conta errada?

Não é possível cancelar uma transação do Pix depois de confirmar o pagamento, segundo o  Banco Central. Como a liquidação ocorre em tempo real, só é possível cancelar ou alterar o valor da transação antes da confirmação do pagamento.

7. É possível desfazer um Pix enviado para uma conta errada?

Caso um Pix seja enviado para uma conta errada, entretanto, é possível pedir ao recebedor a devolução do valor pago. Essa é uma funcionalidade disponível no Pix e pode ser iniciada pelo recebedor no próprio app de sua instituição financeira.

8. Outra pessoa pode usar minhas informações para cadastrar uma chave Pix?

Para cadastrar uma chave Pix é necessário passar por uma etapa de confirmação – que varia de acordo com o tipo de chave e torna o processo mais seguro.

8. Outra pessoa pode usar minhas informações para cadastrar uma chave Pix?

Para número de celular, um código é enviado por SMS para o telefone cadastrado. O registro só é confirmado quando o titular da conta informa esse código para a instituição onde está cadastrando a chave.

8. Outra pessoa pode usar minhas informações para cadastrar uma chave Pix?

Para email, um código é enviado para o endereço cadastrado – e o registro também só é confirmado quando o usuário informa esse código para a instituição. Já no caso do CPF ou CNPJ, eles só podem ser cadastrados na conta do titular do documento.

8. Outra pessoa pode usar minhas informações para cadastrar uma chave Pix?

Esse processo de confirmação torna o registro das chaves Pix mais seguro e dificulta bastante que outra pessoa use suas informações como chave.

9. Como os pagamentos por QR Code funcionam?

Basicamente, basta gerar um QR Code do Pix no app de sua instituição e apresentá-lo ao cliente.
 
Para pagar, ele só precisa:
1️⃣ Acessar a área Pix no app do banco;
2️⃣ Clicar em “Pagar”;
3️⃣ Ler o código com a câmera do celular ou copiar e colar o código com a função Pix Copia e Cola.

10. É possível fixar um valor para o QR Code?

Depende do tipo de QR Code. No caso do estático, é possível fixar um valor ou deixar este campo aberto para que o cliente informe o preço na hora do pagamento.Já no QR Code dinâmico, novos códigos são gerados para cada transação com o valor e as informações do pagador.

11. Como as transações do Pix aparecem no extrato bancário?

As transações do Pix devem estar disponíveis no extrato da conta de uma forma que possam ser facilmente identificadas e diferenciadas das demais operações.

11. Como as transações do Pix aparecem no extrato bancário?

Por isso, todas as transações instantâneas devem aparecer no extrato com a palavra Pix – sejam transferências, pagamentos ou recebimentos. A aparência, entretanto, varia de acordo com cada instituição.

12. Existe um comprovante de pagamento?

Sim! Em todas as transações do Pix um comprovante é gerado tanto para o pagador quanto para o recebedor. O formato, entretanto, varia de acordo com cada instituição.

13. Dá para enviar uma cobrança via Pix por mensagem ou pelas redes sociais?

Sim, é possível enviar uma cobrança via Pix por mensagem ou pelas redes sociais usando o Pix Copia e Cola: funcionalidade que permite que um QR Code de pagamento seja transformado em um link ou código.

Entenda tudo sobre o Pix Copia e Cola

👆🏼