Seu celular foi roubado? Saiba como proteger suas informações

14 de abril de 2021

Conheça o passo a passo para proteger os seus dados e evitar ainda mais perdas

Quando um celular é roubado, a prioridade é proteger os dados para evitar mais prejuízos. Porém, algumas pessoas, por nervosismo, agem sem pensar e vão pelo caminho mais complicado.Veja a seguir o passo a passo para deixar suas informações mais seguras:

Tente localizar o aparelho pelas ferramentas citadas no passo anterior em caso de perda. O rastreamento pelo sistema é mais preciso do que o feito pelas operadoras. 

2. Rastreie o aparelho

Envie um comando para a limpeza do dispositivo pelos sistemas do passo 1 imediatamente após o roubo. O comando tem nomes diferentes em cada sistema: “Apagar Dispositivo” (iPhone); “Limpar Dispositivo” (Android) ou “Wipe” (Xiomi). Assim, os arquivos e logins cadastrados no seu aparelho ficam indisponíveis.

3. Limpe seus dados

4. Verifique suas contas online

Banco, redes sociais, e-mails…Tudo precisa ser verificado. Mude as senhas, mesmo que você tenha apagado os dados, porque alguma conta pode ter sido acessada antes. Caso note qualquer atividade suspeita, comunique o suporte do serviço invadido.

Ao comunicar o roubo, a operadora irá desativar o seu chip e criminosos não conseguirão acessar o seu número para dar golpes, por exemplo.

5. Entre em contato com a operadora

6. Registre boletim de ocorrência na polícia

Furtos precisam ser comunicados às autoridades policiais imediatamente. Só assim você terá chance de reaver o seu bem ou bloquear o aparelho. É possível fazer o boletim de ocorrência online acessando o site da Polícia Civil do seu estado.

7. Bloqueie o IMEI na operadora

Depois de fazer o B.O, entre em contato novamente com a operadora e bloqueie o IMEI do celular. Desse jeito, o aparelho não poderá acessar redes móveis e isso diminui as chances dele ser vendido ou usado normalmente pelos criminosos.

8. Redobre a atenção contra golpes

Quem foi roubado tem mais chances de ser vítima de golpes, mesmo que isso não aconteça logo depois do furto. Preste mais atenção aos acessos suspeitos às suas contas ou a mensagens estranhas por e-mail, WhatsApp ou SMS.