Taxa Selic sobe para 13,25%: como fica o seu dinheiro agora?

Taxa Selic sobe para 13,25%: como fica o seu dinheiro agora?

O Banco Central elevou a taxa básica de juros do país para o maior nível em 5 anos. Entenda o que muda para você e seu dinheiro.

A taxa básica de juros da economia subiu de novo – desta vez para 13,25% ao ano. Esta é a 11ª vez seguida que o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, aumenta a Selic. No início de 2021, ela estava em 2%. Agora, o país tem o maior juros desde 2017, e se aproxima da sua máxima histórica, que foi de 14,25%.

Por causa da inflação, que já acumula uma alta de 11,73% em 12 meses. O Banco Central é o responsável por manter a inflação controlada e ele usa a Selic para fazer isso.

Por que a Selic 
só sobe?

Com juros maiores, o crédito fica mais caro. Isso reduz o consumo e, em teoria, força os preços a caírem.

Só quando a inflação desacelerar. Por enquanto, a expectativa é de que os juros continuem a subir, mas essas altas devem ser menores. A projeção é que 2022 termine com a Selic em 13,25% ao ano. 

Quando Selic vai parar de subir?

Ou seja, ainda que os juros subam nas próximas reuniões, eles devem começar a cair antes de o ano acabar para fechar no nível atual, de 13,25% ao ano.

Uma Selic maior eleva as outras taxas, como a do seu cartão de crédito, financiamento, e daquele boleto parcelado com juros. Resumindo, fica mais caro consumir.

Como juros maiores afetam sua vida?

Juros maiores também afetam suas chances de encontrar um emprego. É que fica mais caro para as empresas investirem e pagarem as contas. Assim, sobra menos para contratar profissionais.

Investimentos com rentabilidade amarrada à taxa Selic, como alguns CDBs e o Tesouro Selic, estão pagando mais.

Alguém ganha com juros altos?

Sim. Quem investe em renda fixa.

Como a Selic afeta o seu financiamento imobiliário?