Taxa Selic sobe para 10,75%: o que isso tem a ver com o seu dinheiro?

Entenda por que os juros subiram de novo e como isso afeta o seu bolso.

A taxa básica de juros da economia subiu de novo – desta vez para 10,75% ao ano. Esta é a oitava vez seguida que o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, aumenta a Selic. Há um ano, ela era 2%.

Para controlar a inflação. O Banco Central é o responsável por manter a inflação do país nem muito alta e nem muito baixa, e ele usa a taxa Selic para fazer isso.

Mas por que a Selic está subindo?

Com juros maiores, o dinheiro e os preços ficam mais caros, e as pessoas e empresas ficam mais receosas de gastar e investir. Ou seja, quando o BC aumenta os juros a economia esfria.

Uma Selic maior eleva as outras taxas, como a do seu cartão de crédito, financiamento, e daquele boleto parcelado com juros. Resumindo, fica mais caro consumir.

O que meu dinheiro tem a ver com isso?

Juros maiores também afetam as chances de encontrar um emprego. É que fica mais caro para as empresas investirem e pagarem as contas. Assim, sobra menos para contratar profissionais.

Ainda não acabou…

Quem investe em renda fixa com rentabilidade amarrada à taxa Selic, como alguns CDBs e o Tesouro Selic, está ganhando dinheiro.

Tem quem ganhe com isso?

Como a inflação segue alta, o BC quer subir mais os juros. Mas a Selic não é a única ferramenta para controlar os preços. Há outras e que afetam a oferta de crédito.

O que acontece agora?

Quer entender mais como o Banco Central controla a inflação e como isso te afeta?