Entenda o caso que bagunçou Wall Street e fascinou investidores.

Short squeeze

Short squeeze

Gamestop

gamestop

&

&

O que aconteceu?

Entre o fim de dezembro de 2020 e o dia 27 de janeiro de 2021, as ações da empresa americana GameStop se valorizaram impressionantes

1800%

Já seria estranho em uma empresa "da moda". Só que esse nem é o caso: a varejista de videogames tem um modelo de negócio analógico, registra resultados fracos há anos e, só em 2019, deu prejuízo de US$ 795 milhões.

Por que isso aconteceu então?

De forma simples, por causa de um movimento chamado de short squeeze. Ele aconteceu porque um grupo de investidores se organizou na internet e resolveu apostar contra as análises dos principais fundos do mercado.

Os analistas do mercado previam que as ações da GameStop iam desvalorizar; Por isso, elas se tornaram alvo de grandes fundos para fazer operações em short. Mas o que é short????

Pense que as ações negociadas estão sendo alugadas: – Um fundo pega as ações da empresa emprestadas de outros investidores; – O fundo as vende pelo preço de hoje; – O plano é depois comprar novamente (acreditando que o preço do futuro vai ser menor) e devolver ao dono original; – Assim, o fundo lucra.

Basicamente:

Só que o tal grupo de investidores resolveu virar isso do avesso. Eles começaram a comprar ações da GameStop em massa, fazendo o preço dos papéis subir.

Resultado: Os fundos que estavam operando em short foram vendo as ações subirem e tiveram que comprar por muito mais caro do que planejavam para não ter ainda mais prejuízo. Esse aumento súbito do valor das ações é o tal do short squeeze.

A história fica ainda mais cabeluda – e está causando muita polêmica. Quer saber mais?