Hoje, 18 de dezembro de 2020, é o prazo final para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício receberem seu 13º salário: seja ele a segunda parcela ou o pagamento único.

Décimo terceiro, parte 2

Hoje é o prazo final para você receber a segunda parcela do 13º salário. Caso a sua empresa pague tudo de uma vez só, hoje também é o prazo para este pagamento

A data habitual seria dia 20 de dezembro – mas, como neste ano ela cai em um domingo, hoje é o último dia útil para as empresas fazerem o pagamento.

Lembrando: quem recebe em duas partes precisa ter recebido a primeira parcela até 30 de novembro.

Ou seja: todos os trabalhadores com direito ao benefício devem recebê-lo hoje – seja a segunda parcela ou o 13º completo.

“Quanto vou receber?”

Se você recebe tudo em um pagamento só, a conta é fácil: o 13º é equivalente ao seu salário normal, com os descontos do INSS e do Imposto de Renda.

– A primeira parcela foi a metade do seu 13º, sem nenhum desconto;– A segunda parcela é a outra metade do 13º, mas com descontos do INSS e Imposto de Renda.

Mas se você recebe em duas parcelas, a conta também é simples:

Ou seja: o valor da segunda parcela é menor.

“Não recebi no prazo. O que fazer?”

Caso a empresa não faça o pagamento na data correta, você pode comunicar seu caso ao Ministério do Trabalho. Mas vale checar antes se realmente foi isso que aconteceu, ou se não houve alguma confusão.