Receita Federal alerta para golpes envolvendo empréstimos

Receita Federal alerta para golpes envolvendo empréstimos

Os golpistas se passam pela instituição, oferecem crédito facilitado e enganam contribuintes com boletos falsos. Entenda.

A Receita Federal alerta para um novo golpe envolvendo empréstimos. Desta vez, os golpistas se passam pela instituição oferecendo crédito facilitado, que supostamente será repassado ao contribuinte após o pagamento de uma taxa.

Tem golpe novo por aí...

A taxa em questão é o IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

De acordo com a Receita, os golpistas criam boletos e documentos falsos que induzem os cidadãos a pagar por um IOF inexistente.

A Receita reforça que se trata de um golpe, já que o orgão não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência.

Vale ressaltar que o pagamento de IOF é feito pela instituição que fornece crédito e não pelo contribuinte.

Já o recolhimento do IOF é feito somente via DARF, o Documento de Arrecadação de  Receitas Federais.

A Receita Federal também explica que seus servidores não prestam serviços de empréstimos, nem entram em contato para cobrar esse tipo de pagamento.

Se você for vítima de um golpe, a orientação da instituição é que você procure imediatamente por uma autoridade policial.

Caí no golpe!  E agora?

Guarde tudo que pode ser considerado prova, como histórico de conversas e comprovantes de pagamento. Eles serão úteis na hora de registrar o boletim de ocorrência.

Tem mais  dúvidas sobre segurança digital?

👆🏿