Quem é você na hora de lidar com dinheiro?
O Google fez uma pesquisa para entender a relação do brasileiro com o dinheiro e encontrou 6 perfis de pessoas. Veja quem é você na hora de lidar com o dinheiro.
Quando se trata de dinheiro, o brasileiro pensa mais no curto prazo e faz uma associação direta com o trabalho. É o que mostra pesquisa do Google, com a Liga Pesquisa e a Provokers.
O estudo identificou 6 diferentes formas de lidar com o dinheiro. Confira.
6
Representa 5,1% do total. Esse perfil guarda dinheiro, gosta de conteúdos de educação financeira e acredita que dinheiro é o caminho. O poupador é mais conservador e sempre busca descontos. Entre todos os perfis, ele é o mais jovem e conectado.
Poupador
5
É 6,1% entre os perfis. Ele investe todo mês e acha que dinheiro é um assunto prazeroso.
Planejador
Essa é aquela pessoa que é referência na família quando o assunto é cuidar do dinheiro. Esse grupo investe na poupança, ações e criptomoedas.
É 15,2% do total. É a pessoa que quer usufruir e acredita que dinheiro traz felicidade e status. Não se importa em pagar mais por aquilo que quer e acredita que o que é bom é caro. Tem renda média e é menos escolarizado. Prefere gastar, mas experimenta a renda fixa.
4
Materialista
Representa 21,2%. Esse grupo acha que dinheiro é um assunto difícil, que nunca vai ter o suficiente. Para ele, gastar é uma tristeza, poupar é uma surpresa e investir traz medo e ansiedade. Boa parte desse grupo é casada, tem emprego formal e renda média.
3
Cético
É 26,3% do total. É aquela pessoa que está sempre no vermelho, usa o cartão como se fosse renda e acha dinheiro "uma coisa complicada". Esse grupo é o que mais sente medo quando o assunto é investimento, tem a renda mais baixa e é menos escolarizado entre todos.
2
Endividado
Também é 26,3% do total. Este grupo vê o dinheiro como forma de sobrevivência. Eles acreditam que dinheiro corrompe e que gastar é sinônimo de tristeza. Se sobra, esse perfil prefere iniciar um negócio. A maior parte desse grupo é de autônomos.
1
Batalhador
E aí? Quem é você nessa fila? Compartilhe nas redes sociais e nos grupos da família. Quer dicas para organizar suas contas?