Qual o valor máximo do Pix que posso transferir ou pagar?

21 de janeiro de 2021

O Pix já está em operação completa e tem mais de 125 milhões de chaves registradas.

Desde o dia 16 de novembro de 2020, já é possível fazer pagamentos e transferências via Pix -- a qualquer hora, em qualquer dia da semana. Mas o Pix possui um limite de valor, como acontece com DOCs? Qual é o valor máximo? Veja as respostas a seguir.

Nas regras do Banco Central, não. Mas o BC permite que as instituições financeiras criem seus próprios limites (seja de valores ou de número de transações por dia) como medida de segurança.

Existe um limite de valor para o Pix?

Isso significa que os limites podem ou não existir dependendo da instituição financeira em que você utilizar o Pix, já que fica a critério dela tê-los ou não. Eles valem tanto para limites de valor para cada transação quanto para número de transações diárias.

Vale dizer que o limite de valor que existe para DOCs é diferente – neste caso, ele é obrigatório e imposto pelo Banco Central, e não opcional e a critério das instituições.

A melhor opção é entrar em contato com a instituição financeira onde você tem conta e questionar sobre o limite do Pix.  Isso evita que você faça transações que, talvez, estourem o limite imposto e você sofra penalidades em sua conta.

Como saber qual é o meu limite do Pix?

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Com ele, é possível fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma instantânea.

O que é o Pix, mesmo?