O novo meio de pagamentos funciona de forma simples - mas a tal chave tem gerado algumas perguntas. Entenda, de vez, o que ela é.

Qual é a diferença entre senha e chave do Pix?

4 de dezembro 2020

Pix: o que é mesmo?

Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Ele funciona como uma TED ou DOC: dentro dos apps e sites de instituições financeiras, você pode  enviar dinheiro para alguém via Pix.

E quais as vantagens?

Com o Pix, o dinheiro cai na hora - em até 10 segundos - e as transferências podem ser feitas a qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados.

Mas e as chaves?

As chaves são apelidos que você pode cadastrar na sua conta. Assim, não precisa passar seus dados bancários  - pode passar apenas uma informação e receber uma transferência via Pix.

A chave é uma senha?

Não! As senhas do seu banco, ou da sua conta, continuam existindo - assim como todas as camadas de segurança do app/ site. Cadastrar uma chave não interfere e nem altera as suas senhas bancárias.

Explica melhor a chave?

Imagina que você vai receber dinheiro via TED de uma pessoa. Para que ela consiga te pagar, precisa de todos os seus dados bancários, certo? Nome completo, CPF, agência...

Agora, imagine que você pode cadastrar um apelido nessa sua conta bancária e, sempre que quiser receber nela, basta informar esse apelido para a pessoa que vai te pagar. Isso é a chave do Pix.

A chave do Pix pode ser seu CPF/ CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema (uma sequência de letras e números).

Por exemplo...

Você cadastra o seu e-mail eu@meuemail.com como chave do Pix na conta do Banco Y. Sempre que quiser receber uma transferência nesta conta, só precisa informar: "Transfere via Pix para  eu@meuemail.com"

Pronto. Com essa informação, a pessoa não precisa do seu nome, CPF, número de conta... Ela só insere seu e-mail no Pix, vê parte dos seus dados para poder confirmar a transação, e pronto.

E a senha???

A senha continua existindo! Quem for fazer uma transferência via Pix precisa usar todas as senhas para confirmar a transação. Da mesma forma que faria com um TED, por exemplo.