Pix:
para transferir para alguém, a outra pessoa precisa ter Pix também?

5 de janeiro de 2021

Resposta curta: não. Entenda como funciona.

A resposta rápida é não, mas calma que a gente te explica por que.O Pix é um sistema de pagamentos que todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem oferecer. Ninguém precisa se cadastrar para ter acesso a ele.

Você quer transferir dinheiro pelo Pix. A pessoa que vai receber precisa estar cadastrada?

O que existe, sim, é a opção de cadastrar chaves – um “apelido” que você pode dar para sua conta para simplificar as transações. Mas as chaves não são obrigatórias – uma pessoa pode enviar e receber dinheiro por Pix sem ter cadastrado nenhuma chave.

As chaves do Pix são como um apelido da sua conta – uma forma de receber pagamentos ou transferências sem precisar passar ou pedir dados bancários (nome completo, número de agência e conta, CPF etc). 

Então, o que são e para que servem as chaves?

Sim. O Pix funciona normalmente usando os dados bancários, sem chaves ou cadastros adicionais. Você pode fazer um Pix da mesma forma que faz uma TED: passando nome, número de conta, etc..

Então, mesmo sem cadastrar as chaves posso transferir our receber dinheiro  pelo Pix?

A condição para fazer transações financeiras pelo Pix sem chaves cadastradas é que seu banco opere pelo Pix.As chaves são apenas uma opção para simplificar o processo.

⚠️ ATENÇÃO!