Pix poderá ser usado em conta-salário: como isso deve funcionar

29 de janeiro de 2021

0 Banco Central anunciou novidades para o novo meio de pagamento em 2021 – entre elas, a possibilidade de usá-lo em conta salário. 

O Banco Central anunciou, no dia 28 de janeiro, novas funcionalidades para o Pix que devem ser implementadas em 2021. Entre elas, foi comunicada a possibilidade de usar o Pix em contas-salário. 

Para entender como isso deve funcionar, é importante lembrar: a conta-salário é aberta por solicitação do empregador (empresa) para fazer os depósitos de salário mensalmente. Por isso, na conta salário, são aceitos somente depósitos do empregador e a sua movimentação é limitada – por TEDs, DOCs e saques, por exemplo. 

Ainda não se sabe como o Pix funcionará nas contas-salário, mas ele deve permitir que os usuários façam transferências e pagamentos ilimitados, sem tarifas e a qualquer momento, como já acontece.Vale lembrar: TEDs e DOCs normalmente são cobrados pelas instituições financeiras — uma TED, por exemplo, pode chegar a custar R$ 19.

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Com ele, é possível fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma instantânea.

O que é o Pix, mesmo?