Os principais problemas que os consumidores enfrentam na Black Friday – e como fugir deles

Os principais problemas que os consumidores enfrentam na Black Friday – e como fugir deles

Todos os anos, 
o site Reclame Aqui acompanha a Black Friday e monitora o comportamento de quem compra e de quem vende, além das queixas publicadas na página.

O Reclame Aqui fez um compilado das principais reclamações dos consumidores dos últimos anos.

Veja o ranking a seguir.

As maiores reclamações da Black Friday 

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

2014

2015

12 mil reclamações– Problemas técnicos com site; 
– Maquiagem de preços;
– Sumiço de produtos nos carrinhos virtuais. 

4,4 mil reclamações– Propaganda enganosa; 
– Problemas para finalizar a compra;
– Divergência de valores. 

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

ANO

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

2016

ANO

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

2017

2,9 mil reclamações– Propaganda enganosa; 
– Divergência de valores;
– Problema para finalizar as compras. 

3,5 mil reclamações– Propaganda enganosa; 
– Problemas para finalizar a compra;
– Divergência de valores. 

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

2018

ANO

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

2019

5,6 mil reclamações– Propaganda enganosa; 
– Divergência de valores;
– Problema para finalizar as compras. 

8,8 mil reclamações– Propaganda enganosa; 
– Problemas para finalizar a compra;
– Divergência de valores. 

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

Ano
Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual.
2015
4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2017
3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra.
2019
8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.

2020

ANO

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

2021

9.160 reclamações– Propaganda enganosa; 
– Divergência de valores;
– Problema para finalizar as compras. 

9.690 reclamações– Atraso na entrega; 
– Propaganda enganosa; 
– Estorno do valor pago. 

O fazer se tiver um desses problemas?

No caso de propaganda enganosa, por exemplo, o consumidor pode tentar contato com o ofertante e escolher entre as seguintes alternativas: a obrigação de cumprir exatamente o que diz a oferta, outro produto ou serviço equivalente ao adquirido ou a rescisão do contrato e a devolução do valor pago.
Se o fornecedor não responder à solicitação ou der um retorno negativo, a reclamação pode ser registrada junto no Procon da sua cidade.
Se enfrentar problemas para finalizar a compra, fique atento e confira se o valor foi cobrado, de fato, no seu cartão. Se houve cobrança indevida, entre em contato com o estabelecimento e solicite o estorno.
De acordo com a lei 10.962, de 2004, caso haja divergência de preços para um mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor tem o direito de pagar o menor deles.

No caso de propaganda enganosa, o consumidor pode:

– exigir que a loja cumpra exatamente o que diz a oferta;

– solicitar a devolução do valor pago;

– pedir outro produto ou serviço
equivalente;

– registrar uma reclamação no Procon da cidade.

Se enfrentar problemas para finalizar a compra, fique atento se o valor foi cobrado no seu cartão.

Se houver cobrança indevida, solicite o estorno.

Caso haja divergência de preços, o consumidor tem o direito de exigir o menor deles, de acordo com a lei 10.962, de 2004.