Os principais problemas que os consumidores enfrentam na Black Friday – e como fugir deles
27 de novembro de 2020
O site do Reclame Aqui, sempre acompanha a Black Friday e monitora o comportamento de quem compra e de quem vende, além das queixas postadas na página.
As 8 maiores reclamações da Black Friday
O Reclame Aqui fez um compilado das principais reclamações dos consumidores dos últimos anos.
Veja o ranking a seguir.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações
2013
8,5 mil reclamações. - Dificuldade para acessar sites; - Falta de estoque dos produtos anunciados.
2014
12 mil reclamações. - Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras; - Maquiagem de preços; - Sumiço de produtos do carrinho virtual.
Ano Principais reclamações
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2015
4, 4 mil reclamações. - Propaganda enganosa; - Problemas para finalizar a compra; - Divergência de valores.
2016
2,9 mil reclamações. - Propaganda enganosa; - Divergência de valores; - Problemas para finalizar a compra.
Ano Principais reclamações
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2017
3,5 mil reclamações. - Propaganda enganosa; - Problemas para finalizar a compra; - Divergência de valores.
2018
5,6 mil reclamações. - Propaganda enganosa; - Divergência de valores; - Problemas para finalizar a compra.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
2019
8,8 mil reclamações. - Propaganda enganosa; - Problemas para finalizar a compra; - Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
Ano Principais reclamações 2013 8,5 mil reclamações.- Dificuldade para acessar sites;- Falta de estoque dos produtos anunciados. 2014 12 mil reclamações.- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras;- Maquiagem de preços;- Sumiço de produtos do carrinho virtual. 2015 4, 4 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2016 2,9 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2017 3,5 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores. 2018 5,6 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Divergência de valores;- Problemas para finalizar a compra. 2019 8,8 mil reclamações.- Propaganda enganosa;- Problemas para finalizar a compra;- Divergência de valores.
O fazer se tiver um desses problemas?
No caso de propaganda enganosa, por exemplo, o consumidor pode tentar contato com o ofertante e escolher entre as seguintes alternativas: a obrigação de cumprir exatamente o que diz a oferta, outro produto ou serviço equivalente ao adquirido ou a rescisão do contrato e a devolução do valor pago. Se o fornecedor não responder à solicitação ou der um retorno negativo, a reclamação pode ser registrada junto no Procon da sua cidade. Se enfrentar problemas para finalizar a compra, fique atento e confira se o valor foi cobrado, de fato, no seu cartão. Se houve cobrança indevida, entre em contato com o estabelecimento e solicite o estorno. De acordo com a lei 10.962, de 2004, caso haja divergência de preços para um mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor tem o direito de pagar o menor deles.
No caso de propaganda enganosa, por exemplo, o consumidor pode tentar contato com o ofertante e escolher entre as seguintes alternativas: a obrigação de cumprir exatamente o que diz a oferta, outro produto ou serviço equivalente ao adquirido, a rescisão do contrato e a devolução do valor pago ou regritrar uma reclamação no Procon da sua cidade.
Se enfrentar problemas para finalizar a compra, fique atento e confira se o valor foi cobrado, de fato, no seu cartão. Se houve cobrança indevida, entre em contato com o estabelecimento e solicite o estorno.
De acordo com a lei 10.962, de 2004, caso haja divergência de preços para um mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor tem o direito de pagar o menor deles.
Veja mais dicas para evitar problemas durantes durante suas compras: