10 de fevereiro de 2021

Até o momento, quase tudo é só especulação. Entenda o que já foi dito sobre um novo benefício

O que se sabe sobre o novo auxílio emergencial?

Um assunto recorrente nas últimas semanas tem sido um novo auxílio emergencial. Mas a verdade é que ainda existem poucas informações oficiais sobre o tema. 

No dia 8 de fevereiro, o governo confirmou que negocia o pagamento de um novo auxílio emergencial aos trabalhadores informais, mas não deu detalhes sobre regras nem valores estudados.

Alguns dias antes, em 4 de fevereiro, o Ministério da Economia afirmou que uma nova rodada do auxílio deveria respeitar o orçamento e ser acionada apenas se o país entrasse em estado de calamidade pública novamente – o que não foi decretado ainda.

Outra proposta bastante comentada na imprensa nas últimas semanas foi a do Bônus de Inclusão Produtiva, o BIP: três parcelas de R$ 200 para trabalhadores informais que não são atendidos pelo Bolsa Família.

De acordo com as notícias, a pessoa seria obrigada a participar de um curso de qualificação profissional para receber o auxílio. Mas, até o momento, não houve nenhum anúncio oficial sobre o programa.

De forma geral, a expectativa é de que um novo auxílio emergencial teria um valor menor comparado às parcelas já pagas. Mas tudo é especulação até que um anúncio oficial seja feito.

Resumindo: ainda não há nenhuma confirmação de um novo auxílio emergencial. Por isso, cuidado com desinformações por aí.

Veja quem precisa declarar o auxílio no Imposto de Renda 2021

👆🏼