27 de fevereiro de 2021

Dinheiro fácil, rápido e que só funciona se você trouxer  amigos? Foge que é cilada (e crime). Saiba como identificar uma pirâmide.

O
que
é uma 
pirâmide
financeira?

“Ganhe dinheiro sem sair de casa”, “dobre seus investimentos”; “retorno garantido em pouquíssimo tempo”….

Essas são algumas das promessas comuns feitas para trazer pessoas para esquemas de pirâmide financeira. 

Pirâmide financeira é um modelo de negócio não sustentável: em linhas gerais, ela funciona através da indicação desenfreada de novos membros. 

Quem entra só ganha dinheiro se mais gente entrar.

Pode ou não haver a venda de um produto envolvido – mas, normalmente, as informações são rasas e confusas.

Como funciona o esquema de pirâmide?

O modelo começa com um vendedor no topo, que convida um grupo de membros para o degrau abaixo. Cada pessoa é responsável por recrutar seu próprio grupo, que ficará no próximo nível, e assim por diante.

Cada novo membro faz um investimento inicial e ganha uma porcentagem do dinheiro colocado por todas as pessoas que recrutar – e as recrutadas por elas e assim por diante. 

Assim os degraus inferiores vão sustentando os superiores, fazendo com que o dinheiro suba em direção ao topo.

De maneira bem simples: porque há um número finito de pessoas no mundo. Para se sustentar, uma pirâmide financeira precisaria continuar crescendo para sempre.

Por que é insustentável?

É importante lembrar  que o golpe não vai se apresentar como uma pirâmide. Muitas vezes, aparecerão termos como marketing multinível (um modelo legal de negócio, mas que pode servir de fachada para pirâmide), ou até outros formatos, como o de uma mandala, para disfarçar.

Já entendeu o problema das pirâmides? Veja aqui como identificar uma.

👆🏼