O que é VPN
… e como ela deixa sua conexão com a internet mais segura?

1 de agosto de 2021

Conheça a rede virtual privada que protege seus dados ao navegar pela internet.

VPN é a sigla em inglês para Virtual Private Network – ou rede virtual privada. Ela é uma conexão segura entre o usuário e um servidor que permite navegar na internet de forma mais protegida.

Estima-se que mais de 25% dos usuários de internet no mundo já usaram um serviço de VPN, segundo o DataProt.Mas, afinal, como funciona essa conexão? Tire suas dúvidas a seguir.

1. Para que serve uma VPN?

O principal objetivo é oferecer uma conexão mais segura. Nos últimos anos, cresceu o uso das VPNs devido a preocupações com privacidade e uso de dados.

2. A VPN é uma forma completamente anônima de navegar na internet?

Não! Ela é uma forma mais segura, mas não garante o anonimato. Qualquer atividade que um usuário faz enquanto está logado, como acessar redes sociais, pode ficar registrada por essas plataformas de acordo com sua política de uso de dados.

3. A VPN é 100% segura?

As VPNs são uma forma de acesso mais segura – os dados que correm por ela são encriptados, o que significa que não conseguem ser interceptados no caminho até o servidor da VPN. Mas, fique atento aos golpes online, como phishing – não há forma totalmente à prova de golpes.

4. Por que a VPN tem se tornado mais popular?

Com a popularização do trabalho remoto e as preocupações com privacidade de dados, as VPNs têm se tornado cada vez mais usadas. Os funcionários navegam através de uma conexão encriptada e não ficam expostos a brechas de segurança em redes de Wi-Fi, por exemplo.

Veja mais detalhes sobre VPN e para que ela serve

👆🏼