O DIY bombou na quarentena

10 de dezembro de 2020

Arrumou o guarda roupa? Reformou o sofá? Pintou as paredes? Você não está sozinho: mais brasileiros se aventuraram no "faça você mesmo" em 2020.

Pintar uma meia parede, construir uma horta, fazer móveis de pinus… 2020 foi o ano em que muitos brasileiros descobriram a bricolagem e entraram para o movimento do “faça você mesmo” – conhecido pela famosa sigla DIY, da expressão em inglês “Do It Yourself“.

Com as medidas de distanciamento físico impostas pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas se viram isoladas em casa.

Esse movimento transformou a relação de muitas pessoas com suas casas. De um dia para o outro, lares se transformaram em improvisados escritórios, salas de aula, academias, restaurantes, cinemas e outros tantos espaços.

Para adaptar a casa a essa nova realidade, muitos brasileiros partiram para o “faça você mesmo” e se aventuraram em pequenas reformas em casa.

Durante a quarentena, 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma mudança na decoração da casa, segundo uma pesquisa da consultoria Consumoteca – o que se refletiu nas vendas do setor de construção.

Um levantamento da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção mostrou que, entre maio e julho deste ano, lojas de materiais de construção venderam mais do que no mesmo período do ano anterior – 42% dos comerciantes ouvidos relataram um aumento nas vendas.

Ainda segundo este levantamento, os varejistas especializados em produtos básicos e pintura foram os mais beneficiados desde junho – uma consequência direta de mais pessoas realizando pequenas reformas e reparos em casa por causa da pandemia.

E a venda de móveis também disparou: em maio e junho, o número de pedidos de móveis na internet cresceu 207% em relação ao mesmo período de 2019, segundo um levantamento da empresa Compre&Confie.

Ao todo, foram 2,5 milhões de pedidos e R$ 1,5 bilhão de faturamento. Entre os itens mais vendidos estão guarda-roupa, cadeira, sofá, cama e colchão.

Para quem optou por construir seus próprios objetos e fazer reformas por conta própria, alguns assuntos chamaram mais a atenção dos bricoladores brasileiros.

De acordo com o Google, as principais buscas relacionadas a DIY em casa e decoração no Brasil foram: 🖼DIY decoração 🛏DIY quarto 🚪DIY casa 🎄DIY natal 🛋DIY cabeceira

Além disso, a busca “horta em casa” ficou em quarto lugar nas pesquisas relacionadas ao termo “em casa”.

Se você ainda está planejando alguma obra ou construção DIY, é importante tomar alguns cuidados com as pessoas ao seu redor e com seu bolso.