Empréstimo é sempre ruim ou pode valer a pena? Veja os mitos e verdades

Tem as piores taxas de juros do mercado? Afeta o score? Vale a pena para quitar dívidas? Teste seu conhecimento sobre empréstimo.

O empréstimo pode ser uma boa saída para realizar sonhos, quitar dívidas ou resolver emergências. Mesmo assim, esse assunto ainda é rodeado de mitos. A seguir, desvende alguns deles.

Mito. Os juros do empréstimo costumam ser mais baixos do que os juros de rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial, que têm as piores taxas do mercado.

1. Juros de empréstimo são mais altos

Verdade. Toda operação de crédito afeta o seu score: compras, empréstimos, financiamentos imobiliários…

2. Pedir empréstimo impacta o score

Contratar muito crédito ou se enrolar com os pagamentos pode prejudicar a sua pontuação. Mas, pagando em dia, você não deverá ser afetado negativamente.

Verdade. Mas só se as taxas forem mais vantajosas que os juros de atraso. Nesse caso, vale a pena pegar esse valor para centralizar e organizar suas despesas.

3. Vale a pena pedir empréstimo para quitar dívidas

Verdade. Se você quitar o empréstimo antes do tempo previsto, recebe desconto proporcional nos juros. Isso também acontece quando você escolhe antecipar uma ou mais parcelas.

4. Dá para antecipar e receber desconto

Verdade. Não existe uma regra que proíba alguém de contratar mais de um empréstimo ao mesmo tempo. Mesmo assim, vale ter cuidado para não assumir uma dívida maior do que você consegue pagar.

5. É possível ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo