MEIs têm até 30 de junho para entregar Declaração Anual Simplificada

MEIs têm até 30 de junho para entregar Declaração Anual Simplificada

Veja o passo a passo para fazer a declaração e não perder o prazo.

Os microempreendedores Individuais (MEIs) que ainda não entregaram Declaração Anual Simplificada  do Microempreendedor Individual (DASN SIMEI) têm até o dia 30 de junho para enviar as informações e regularizar a situação.  A expectativa é de que mais de 13 milhões de declarações sejam entregues.

A Declaração Anual Simplificada (DASN SIMEI), também chamada de Declaração Anual de Faturamento, é obrigatória para todos os MEIs que atuaram no ano anterior ao da entrega da declaração. Ela é exigida mesmo no caso de MEIs que não tiveram receitas no ano anterior.

O que é a DASN SIMEI e para que ela serve?

O objetivo dessa declaração é comprovar a regularidade do negócio com as obrigações tributárias, informar o faturamento do ano anterior, assim como se houve ou não a contratação de algum empregado.  Sem a DASN SIMEI em dia, o empreendedor pode ter dificuldades para conseguir licenças em prefeituras e órgãos fiscalizadores.

Se você ainda não entregou a sua declaração, ainda dá tempo, mas não deixe para a última hora!  Veja, a seguir, o passo a passo para declarar o Imposto de Renda do MEI.

- Informe, também, se teve ou não funcionários ao longo do ano; -Após terminar esse processo, guarde o comprovante de entrega da declaração e pronto! Uma dica para otimizar o processo é utilizar os dados da declaração do ano anterior.

Pelo app MEI, o processo é bem semelhante: - Selecione a opção "Declaração Anual de Faturamento"; - Informe o seu CNPJ e clique em continuar; - Marque o tipo de declaração e o ano; -Informe o valor de receita bruta; - Em seguida, informe se teve funcionários. Salve o recibo e pronto!

Como declarar pelo app MEI?

Microempreendedores que não entregam a DASN SIMEI ou perdem o prazo estão sujeitos a multa de 2% por mês de atraso, limitada até 20% do total declarado. Então, não perca o prazo!

O que acontece se eu não fizer a DASN SIMEI?