MEI: emissão  de nota fiscal  pelo portal do Simples Nacional começa em 2023

MEI: emissão  de nota fiscal  pelo portal do Simples Nacional começa em 2023

A medida passará a  valer em janeiro de 2023. Entenda como vai funcionar e quais  serão as vantagens  para o seu negócio.

Em breve, também será possível fazer o processo direto por um app no seu celular ou por um serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API).

A medida só vale para serviços e atividades  que não tenham incidência de ICMS.

Mas atenção:

Para emitir o documento, MEIs devem informar o número do CPF ou  CNPJ do tomador, o serviço e valor no próprio portal ou app do Simples. A mudança será implementada de  forma gradual.

Como emitir a  nota fiscal de serviço pelo Simples Nacional?

Após a emissão, o tomador da nota fiscal receberá uma notificação no celular, informando que ela já está disponível. Também será possível consultar todas as  NFS-e recebidas.

Com a mudança, a NFS-e do MEI terá validade em todo o país. O empreendedor também não vai mais precisar preencher a Declaração Eletrônica de Serviços, nem o documento fiscal municipal relativo ao Imposto Sobre Serviço (ISS) de uma mesma operação ou prestação.

Menos etapas

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, estima que mais de 13 milhões  de empreendedores  serão impactados  pela mudança.

A instituição também acredita que a medida deve facilitar a vida do MEI, já que hoje cada município tem uma regra diferente para emissão  de nota fiscal.

Quer saber  mais sobre o processo de emissão de nota fiscal para MEIs?

Quer saber  mais sobre o processo de emissão de nota fiscal para MEIs?

☝🏿